Nomeados titulares de três diretorias do Detran/RS
Publicação:
Com a nomeação do diretor institucional, Rossano Dotto Gonçalves, na última sexta-feira (8), está completa a direção do Detran/RS na gestão do governador José Ivo Sartori. Os novos diretores administrativo e financeiro, Rodrigo Chies, e geral adjunto, Saudir Filimberti, foram nomeados recentemente. Compõem o quadro diretivo dessa gestão também os servidores de carreira Ildo Mário Szinveski (direção-geral) e Carla Badaraco Guglielmi (diretoria técnica). Foi nomeado, ainda, no DOE d8 de maio, o chefe de gabinete, Nelson Egon Geiger Filho.
O novo diretor institucional possui experiência como empresário nas áreas comercial e rural. Iniciou-se na política em São Gabriel como vereador (1989-1992), foi prefeito do município por três mandatos (1997-2000/2001-2004/2009-2012) e, também, deputado estadual (2007 e 2008). Rossano foi, ainda, presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) e da Associação Gaúcha de Municípios (AGM).
Formado em Direito pela Unisinos (2005), Rodrigo Chies atuou como diretor da Divisão de Limpeza e Coleta do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de 2013 a 2015. Teve experiências também como gestor na iniciativa privada, em empresas de calçados e de eventos.
Saudir Filimberti é administrador formado pela Ulbra e cursa atualmente Estratégias de Gestão na FGV. Como profissional de uma rede nacional de concessionárias e depois empresário da área de transportes acumulou experiência na gestão de serviços, processos, recursos financeiros, recursos humanos, área comercial e relacionamento com órgãos públicos e privados, além do planejamento estratégico da empresa.
A diretora técnica Carla Badaraco, também servidora de carreira, é pós-graduada em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana pela UFRGS (2014), com graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (2003) e Pedagogia pela Urcamp (São Borja,1995). Atuou como professora e coordenadora de escola do ensino fundamental e, no Detran/RS desde 2002, passou por diversas áreas, tendo chefiado as divisões de Habilitação, Exames e a Assessoria Jurídica.
O diretor-geral, Ildo Szinvelski, é especialista em Segurança do Trânsito pela Ulbra/RS, com curso de pós-graduação Lato Sensu em Segurança do Trânsito (2000). É também pós-graduado em Direito Ambiental pela Ulbra (2004), graduado em Engenharia Operacional Mecânica pela Fundames (Santo Ângelo,1980) e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos (1990). Servidor público estadual concursado desde 1981, foi nomeado no Detran/RS em 1998 e atuou como diretor técnico de 2008 a 2014.
Servidor do quadro desde a criação da autarquia, Szinvelski protagoniza um momento histórico inédito, em que um servidor concursado assume a direção-geral. "Essa é uma das marcas dessa gestão no Detran/RS. As demandas receberão tratamento técnico e o trabalho diretivo terão como norte as suas funções essenciais de mobilidade, educação e segurança do trânsito, além, evidentemente, do atendimento do superior interesse público".
"Mesmo neste momento de austeridade e das dificuldades financeiras diante das combalidas finanças públicas do Estado do RS, com a incidência de cortes de gastos e de contenção de despesas, buscaremos, em apertada síntese, construir um órgão executivo estadual de trânsito que possa, de fato, interagir com a sociedade sem abrir mão daquilo que é fundamental: a defesa da vida”, acrescenta o diretor-geral.
Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/DetranRS
Edição: Léa Aragón/CCom