Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nos EUA, secretário Catarina recebe formação global para segurança e compartilha política pioneira do RS

Publicação:

Catarina BID EUA 2
Alberto Kopittke, do Instituto Cidade Segura, e Rodrigo Serrano, diretor do BID, ao lado do secretário Catarina Paladini - Foto: Divulgação

Políticas de segurança aplicadas com sucesso em mais de 20 países da América Latina, do Caribe, da América do Norte e da Europa são o tema central da 11ª Semana de Segurança Cidadã, promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington (EUA), sede da instituição.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, e a coordenadora-geral do Escritório de Projetos do BID no Estado, Carolina Motta Luce, participam e recebem formação em temas como enfrentamento à violência urbana, prevenção social da violência e inovações digitais para melhorar o acesso à justiça.

O BID é parceiro do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) no RS, uma política pioneira que já beneficiou mais de 7 mil jovens em seis Centros da Juventude (CJs) nos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Cruzeiro e Rubem Berta, em Porto Alegre, e em Viamão e Alvorada. Nesses locais, que terão prédios novos nos próximos meses, os adolescentes recebem formação profissional e humana e conhecem uma alternativa real à criminalidade e à violência.

“Nosso objetivo é aperfeiçoar o POD e transformá-lo em política perene, de Estado, que ultrapasse governos e transforme mais vidas. Serão fundamentais a troca de experiência com outros países e a capacitação em temas específicos. Estamos tendo contato, aqui no BID, com o que há de mais moderno e sofisticado em segurança cidadã”, afirma Catarina Paladini.

Entre os palestrantes da 11ª Semana de Segurança Cidadã estão a prefeita do Distrito de Washington, Muriel Bowser, o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, e o gerente de Instituições para o Desenvolvimento do BID, Moisés Schwartz, entre outras autoridades e especialistas.

“O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil a desenvolver esse tipo de política, que tem dado grande contribuição e retorno social. A construção de três unidades de ensino dentro dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) de Osório, Santa Cruz do Sul e Viamão vai ampliar mais o que estamos desenvolvendo, e pretendemos compartilhar a nossa experiência aqui nos Estados Unidos”, explica o secretário.

A coordenadora-geral do Escritório de Projetos do BID no Estado, Carolina Motta Luce, destaca que o RS está “atento às novas práticas e ferramentas nessa área, que é uma chave para tornar a sociedade mais segura”.

No encerramento da 11ª Semana de Segurança Cidadã, o governo dos Estados Unidos abre a Academia de Treinamento do FBI em Quantico, na Virgínia, e o Laboratório Forense do Departamento de Ciências Forenses do Departamento de Columbia para visitas técnicas dos participantes.

O que é o POD

Com investimentos em educação, esporte, cultura, empreendedorismo, segurança pública e atendimento socioeducativo, o POD atua como uma política pública pioneira e completa para criar oportunidades aos jovens e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Nos seis Centros da Juventude, a meta é atender anualmente 3.600 jovens entre 15 e 24 anos, oferecendo qualificação profissional e atividades de lazer.

Nas comunidades atendidas, a implantação do policiamento comunitário promove a aproximação dos policiais com moradores, dando mais segurança aos espaços de convivência. Para os jovens que cumprem medida socioeducativa e seus familiares, além de garantir um atendimento moderno e qualificado, o programa promove a reintegração social e um futuro com mais oportunidades.

Texto: Mauricio Tonetto/Ascom SJCDH
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul