Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nota oficial sobre a ocupação do Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot

Publicação:

O secretário estadual de Educação em exercício, Luís Alcoba de Freitas, esteve no fim da tarde desta quarta-feira (11) no Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, na capital, para conversar com alunos e professores do estabelecimento de ensino que foi ocupado por estudantes durante a manhã.

Os alunos apresentaram a pauta de reivindicação do movimento, que inclui o depósito de recursos da autonomia financeira, a reposição de professores que se afastaram recentemente e a contratação de funcionários para a merenda e monitoria.

A situação da escola:

- O colégio teve atrasos na eleição de diretor e, consequentemente, na abertura da conta corrente utilizada para o depósito de valores. A situação foi normalizada no dia 5 de abril.

- No dia 13 de abril, o colégio recebeu parte dos recursos da autonomia financeira dos meses de novembro a dezembro. Os valores eram referentes ao custeio de alunos da educação básica.

- Após a quitação dos salários do funcionalismo na última terça-feira, a Secretaria da Fazenda depositou nesta quarta-feira (11) os valores da autonomia financeira referentes ao custeio dos estudantes do Ensino Profissional de novembro e dezembro/2015. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) também efetuou o repasse de valores referentes às obras necessárias após o vendaval do mês de janeiro, que o estabelecimento de ensino não havia recebido em razão de não ter a conta bancária aberta à época. Os dois repasses totalizam R$ 43 mil, recurso já disponibilizado na conta do colégio.

- A verba referente à autonomia de março será paga nos próximos dias, conforme cronograma estabelecido pela Sefaz. Já os recursos de janeiro e fevereiro também serão pagos na sequência, já que o colégio não possuía conta bancária na época do pagamento efetuado pelo Estado.

- Um professor de Ciências já havia sido contratado e iniciou suas atividades nesta quarta. A reposição de um professor de Geografia, solicitada pela direção no último dia 5, já foi providenciada, e o profissional está em fase de contratação. A reposição de um professor para o 5º Ano não foi incluída no sistema pela escola, providência que também será tomada em conjunto pela direção e a 1ª Coordenadoria Regional de Educação. A questão dos funcionários também será avaliada pela Secretaria.

A situação das demais escolas do Estado

As demais escolas do Estado já receberam os repasses da autonomia financeira referente aos meses de janeiro e fevereiro. A exceção são estabelecimentos que apresentaram alguma pendência, caso do Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot. 

Texto: Roberto Witter/Seduc
Edição: Cristina Lac/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul