Nota oficial sobre as negociações com o Cpers e a invasão do Centro Administrativo
Publicação:
1. O Governo do Estado informa que o secretário da Educação, Luis Alcoba de Freitas, tentou ingressar no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), ainda na noite dessa segunda-feira (13), para finalizar a audiência com o Cpers-Sindicato. Entretanto, barricadas e outros obstáculos físicos impediram que ele tivesse acesso ao prédio. Além disso, alguns sindicalistas haviam deixado o auditório e invadido outras dependências do CAFF.
2. Portanto, a invasão feita pelo Cpers, com as negociações ainda em curso, impediu a continuidade do diálogo. Diante disso, a Secretaria da Educação comunicou, ainda na segunda-feira, que não dará prosseguimento às negociações até que as dependências do CAFF sejam completamente desocupadas, conforme estabelecem as práticas mais elementares de convivência democrática. Essa decisão está sendo oficiada, nesta terça-feira (14), ao Cpers-Sindicato.
3. Em diversas reuniões e audiências, de maneira transparente e dialogada, o Governo do Estado apresentou as possibilidades realistas em relação às pautas apresentadas. E reafirma que retomará o diálogo assim que houver a desocupação.
4. A Procuradoria-Geral do Estado está ingressando com uma ação requerendo garantia de funcionamento do Centro Administrativo, tendo em vista que a invasão está impedindo o acesso de servidores e a prestação de serviços aos cidadãos.
5. O Governo do Estado alerta para a tentativa política de provocar confusão e tumulto, perturbando a ordem pública e os direitos dos demais cidadãos. A sociedade deseja, tanto do governo quanto do Cpers-Sindicato, que manifestações e protestos ocorram com serenidade, espírito democrático e respeito à lei. Precisamos priorizar a retomada do ano letivo.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL