Nova delegacia em Santa Cruz do Sul reflete os pilares do RS Seguro

DPPA reformada SCS 1
Recursos de diferentes fontes, como da comunidade local, foram investidos na reforma que durou sete meses - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom SSP

Reinagurada após reforma, a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz do Sul oferece um ambiente acolhedor para dar suporte a quem procura a Polícia Civil. A porta principal, por exemplo, é só para o público atendido. Suspeitos e presos em flagrante entram pela lateral, sem qualquer contato com possíveis vítimas. A obra custou cerca de R$ 600 mil, valor obtido por órgãos e entidades locais e repassado à Polícia Civil para a realização do projeto.

A entrega da reforma, na terça-feira (1º/10), concretiza o empenho nos três pilares que orientam a forma de trabalhar a Segurança Pública no Rio Grande do Sul: Integração, Inteligência e Investimento Qualificado.

Os chamados três "I" são as premissas do programa transversal e estruturante RS Seguro, lançado no fim de fevereiro pelo governo gaúcho com a missão de construir um Estado mais seguro para viver e investir.

DPPA reformada SCS 2
Vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior parabenizou Santa Cruz do Sul pela parceria - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

O planejamento moderno dos ambientes para proporcionar um atendimento aprimorado é resultado do investimento qualificado de recursos obtidos pela integração com a comunidade local, e também vai permitir um trabalho mais organizado e inteligente da Polícia Civil na cidade.

Presente na inauguração das novas instalações, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, destacou o empenho da comunidade. "Quero levar para outros municípios e regiões do nosso Estado esse exemplo aqui de Santa Cruz do Sul. É isso que a sociedade quer. É isso que a sociedade almeja. Estão de parabéns todas as pessoas que tiveram participação nesse projeto que temos a felicidade de agora concretizar", afirmou.

O delegado da 16ª Delegacia Regional de Polícia (16ª DRP) de Santa Cruz do Sul, Luciano Fernandes Menezes, idealizou a modernização do espaço de aproximadamente 500m². Para pleitear recursos às entidades municipais, Menezes reuniu a delegada titular e os agentes da DPPA buscando entender as necessidades de reforma do espaço.

DPPA reformada SCS 3
Sala das Margaridas, espaço reservado para o atendimento qualificado da Polícia Civil a mulheres vítimas de violência - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom SSP

Com a articulação, foi possível reunir recursos da prefeitura, do Ministério Público do Trabalho, do Conselho Comunitário Pró-segurança Pública e de associações empresariais. "Aqui temos uma parceria. A Polícia conta com a ajuda da comunidade e dos poderes constituídos. Essa parceria é fundamental na medida em que todos os nossos projetos recebem o apoio e a condição de serem realizados a partir do crédito e do respeito que a gente vem angariando", disse o delegado Menezes.

Conforme a delegada titular da 1ª DPPA, Raquel Paim da Silva Schneider, durante os sete meses da obra, o atendimento foi no segundo andar do prédio. A unidade dividiu espaço com a 1ª DP, no mesmo piso onde funciona a Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (Draco). A comunidade, segundo Raquel, entendeu e aceitou bem o atendimento improvisado. “As pessoas viam que era uma melhoria para todos”, lembrou.

DPPA reformada SCS 4
Veículos foram adquiridos por meio de permuta de dívida de empresa com o Estado - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom SSP

A nova DPPA tem ainda ambientes para atendimento geral, com organização e distribuição de senhas, além de profissionais especializados no acolhimento a grupos vulneráveis. A unidade agora conta também com uma Sala das Margaridas, espaço reservado para o atendimento qualificado da Polícia Civil a mulheres vítimas de violência. Com essa ação, a instituição busca oferecer um ambiente de aproximação e confiança às vítimas no momento de fazer o primeiro relato à polícia sobre o que sofreram, o que ajuda a aprimorar as investigações.

Além da reinauguração da DPPA, também foi feita a entrega de oito viaturas para a Polícia Civil no município. A aquisição dos veículos foi possível a partir de negociação encaminhada pelo delegado Menezes para converter uma dívida de uma empresa com o Estado na compra dos veículos, que serão utilizados pelas delegacias da cidade.

Texto: Lurdinha Matos/Ascom SSP
Edição: Marcelo Flach/Secom