Nova fase do portal rs.gov.br facilita a vida do cidadão com inteligência artificial e atendimento personalizado
Com mais de 750 serviços disponíveis e 96% deles digitalizados, a ferramenta passa a oferecer experiências personalizadas
Publicação:

O Governo do Rio Grande do Sul lançou uma nova fase do portal rs.gov.br, modernizando ainda mais o principal canal digital de serviços públicos do Estado. Com mais de 750 serviços disponíveis e 96% deles digitalizados, o portal passa a oferecer experiências personalizadas e atendimento mais eficiente para o cidadão.
O evento de lançamento do portal revitalizado ocorreu, nesta quinta-feira (5/6), com a apresentação do governador Eduardo Leite e da secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, no Palácio Piratini.
Novidades do portal
- Fale com a GurIA, a nova assistente digital
Uma atendente virtual com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa, que atende por texto ou voz, diretamente no portal ou pelo WhatsApp. Ela ajuda a tirar dúvidas e encontrar informações sobre serviços públicos estaduais. A GurIA também se comunica de forma proativa com os cidadãos, enviando por Whatsapp, email ou SMS serviços e informações importantes de acordo com o perfil de cada um.
Para usar, basta clicar no ícone Chama a GurIA no portal ou iniciar uma conversa no WhatsApp oficial do governo, pelo número (51) 3210-3939.
- Jornadas do Cidadão
Os serviços agora estão organizados por perfil de usuário, iniciando por produtor rural, aluno, empreendedor e servidor público. Aos poucos, outras jornadas serão disponibilizadas. Ao entrar no site, na área Jornadas, basta selecionar perfil e seguir o caminho já pensado para a realidade de cada usuário.
- Área personalizada Meu rs.gov.br
Um espaço exclusivo com dados e interações de cada pessoa, com diversas opções de serviços como consulta de atendimentos anteriores; acompanhamento do andamento dos serviços utilizados; recebimento de lembretes e sugestões; e acesso a serviços recomendados. Ao fazer login com o gov.br no portal, é possível ver tudo reunido no mesmo lugar.
- Serviços recomendados
O portal agora recomenda serviços automaticamente, com base em aspectos como sazonalidade e intensidade de uso e até mesmo o histórico e perfil do cidadão. Para um empreendedor que renovou um alvará, por exemplo, o sistema pode sugerir serviços similares ou complementares. Para acessar, basta navegar na página inicial do site ou na área "Meu rs.gov.br".
- Outras facilidades que chegaram com a nova fase
Há protocolos de atendimento enviados automaticamente, além de serviços com avaliação online em que pode-se opinar sobre o atendimento recebido. A linguagem está mais simples e clara nas Cartas de Serviços.
- Resumo para o cidadão
Com 758 serviços disponíveis 24h por dia, o portal rs.gov.br tornou-se uma área fácil de entender e usar com jornadas por perfil, IA e avisos proativos. A ferramenta busca estar sempre presente e acessível ao usuário por meio do WhatsApp, área personalizada e suporte inteligente.
Texto: Raquel Schneider/Ascom EDP
Edição: Eduardo Devens/Secom