Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova formação do Comitê Gestor do Sistema de Arquivos do Estado realiza primeira reunião de trabalho

Grupo discutiu pautas prioritárias sobre a gestão de arquivos do RS

Publicação:

Reunião Comitê Gestou de Arquivos
Servidores de diversos órgãos e pastas do Estado participaram da reunião - Foto: Lucas Motzkus/Ascom SPGG

A primeira reunião do comitê gestor do Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul (SIARQ/RS), com a nova designação dos integrantes, ocorreu nesta quinta-feira (23/11), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.  

O SIARQ/RS, criado em 1989, tem a finalidade de implementar as políticas de Gestão Documental no Poder Executivo Estadual. Entre seus objetivos, destacam-se racionalizar e padronizar a produção de documentos arquivísticos públicos, assegurar a proteção e a preservação da documentação e regular o acesso aos documentos.   

A reunião foi pautada por assuntos relativos à normatização da gestão documental no âmbito do Poder Executivo do Estado, responsabilidade principal do comitê. O subsecretário de Patrimônio do Estado (SPE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Vinícius Deprá, realizou a abertura do encontro, ao lado da diretora do Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers), Aerta Grazzioli Moscon.  

“A gestão documental é um tema essencial para o Estado e a subsecretaria de Patrimônio está à disposição para dar todo o apoio e suporte necessários às atividades conduzidas pelo comitê”, declarou Deprá. “De forma vanguardista, o prédio do Arquivo Público foi pensado especificamente para a preservação e gestão adequada dos arquivos, para resguardar documentos que subsidiariam direitos dos cidadãos”, afirmou o subsecretário, a respeito da concepção do prédio onde o Apers está instalado desde 1912.   

Para Aerta, que preside o comitê gestor, uma das tarefas mais árduas dentro da arquivologia é conscientizar sobre a importância da preservação dos documentos da nossa história. “Precisamos de gestão, preservar a documentação e oportunizar o acesso”, disse a diretora. “Uma das competências do Arquivo Público é atuar como o órgão gestor do Sistema de Arquivos. Estamos atualizando os instrumentos de gestão, o plano de classificação e a tabela de temporalidade, tarefas para as quais precisaremos do comprometimento e do apoio de todos”, completou.   

23173936 120583 GDO
O subsecretário de Patrimônio do Estado, Vinícius Deprá, e a diretora do Apers, Aerta Grazzioli Moscon, conduziram o encontro - Foto: Lucas Motzkus/Ascom SPGG

Além do Apers, o comitê gestor do SIARQ/RS é formado por integrantes do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), da Casa Civil, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), da Procergs, das secretarias da Cultura (Sedac), da Segurança Pública (SSP) e da Fazenda (Sefaz), além do Tribunal de Contas do Estado (TCE), como convidado. A presidente do Sistema de Arquivos do Estado é a titular da SPGG, Danielle Calazans. A próxima reunião do comitê está prevista para a segunda quinzena de janeiro.   

Após a abertura e integração, os professores convidados Francisco Cougo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Clarissa Schmidt, da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizaram uma apresentação sobre a importância da elaboração de instrumentos de gestão arquivística para transparência dos atos públicos e preservação da memória. Dentro da administração pública estadual, o plano de classificação e a tabela de temporalidade indicam quais documentos podem ser eliminados e quais devem ser guardados permanentemente.  

O Arquivo Público vem desenvolvendo a restruturação dos instrumentos vigentes, que serão analisados e avalizados no âmbito do comitê. Nesta sexta-feira (23/11), os professores iniciarão um workshop sobre o tema aos servidores do Estado, no auditório do Caff.   

Texto: Ascom SPGG 
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul