Nova ponte sobre o Rio Três Forquilhas, em Itati, toma forma no Litoral Norte
Nova estrutura na ERS-417, obra do Plano Rio Grande, está 80% concluída segundo Daer
Publicação:

Boas notícias para a comunidade do Litoral Norte. Está tomando forma a nova ponte sobre o Rio Três Forquilhas, no Km 9 da ERS-417, entre Itati e o município de Três Forquilhas. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), 80% da obra já está concluída.
A ponte, que foi danificada pelas enchentes de 2024, já recebeu as vigas e no momento estão ocorrendo as obras de fixação da nova estrutura aos apoios.
Nos próximos dias, inicia a montagem das ferragens e a concretagem, restando apenas os acabamentos e a instalação dos elementos de segurança, como guarda-corpo.
Investimento do Plano Rio Grande
A nova ponte terá 88 metros de extensão e investimento de R$ 8,2 milhões provenientes do governo do Estado.
Deste montante, cerca de R$ 6 milhões já foram aplicados na obra. A nova ponte integra a lista de obras prioritárias do Plano Rio Grande. Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, salienta os investimentos do Estado em obras estruturais que estão dando uma nova cara ao Rio Grande. “A nova ponte de Itati é mais uma obra essencial elencada como prioritária pelo Governo, tendo em vista a sua relevância para a economia e desenvolvimento da região. Muito em breve, o principal ponto de ligação entre os municípios de Itati e Três Forquilhas, será entregue àquela comunidade”, ressaltou Costella.

Importante ligação para o Litoral Norte
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, chama a atenção para a qualidade da obra. “Não estamos medindo esforços para entregar ao Litoral Norte não só mais uma ponte, mas uma obra robusta e resiliente. Não é somente refazer uma obra destruída, nosso compromisso é entregar qualidade para que a comunidade possa utilizar a travessia com dignidade e segurança”, ressaltou Faustino. A conclusão da obra está prevista para 2026.
Texto: Ascom Daer
Edição: Anderson Machado/Secom