Nova sala de monitoramento de vídeo é inaugurada na Cadeia Pública de Porto Alegre
Publicação:

Uma nova sala de monitoramento foi inaugurada na manhã desta terça-feira (25/6) no complexo da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA) com a presença do secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli. O equipamento é melhor e mais moderno do que aquele que era utilizado na vigilância dos apenados. Ao custo de R$ 38 mil, com recursos provenientes do sistema de Justiça, o novo dispositivo “oferece mais operacionalidade e melhor controle da população carcerária aqui da Cadeia Pública”, explicou o diretor da casa prisional, coronel Carlos Magno da Silva Vieira.
Entre os recursos possibilitados pelo novo sistema está o armazenamento das imagens captadas por até 20 dias. Além disso, as câmeras (algumas ocultas ou disfarçadas) têm uma maior definição de imagem, o que ajuda na identificação dos presos que venham a cometer eventuais transgressões disciplinares. Integrado à Agência Local Especial de Inteligência (Alei), o novo equipamento contribuirá na redução do lançamento de objetos, drogas e outros itens por intermédio de drones que sobrevoam a cadeia.
Em seu pronunciamento durante a entrega da sala, diante de membros do Judiciário, do Executivo e do Ministério Público, o secretário Cesar Faccioli defendeu a integração de todos os atores envolvidos como a melhor alternativa para superar a crise prisional. “A convergência é a única forma de se produzir resultados, mesmo quando não se tem as melhores condições”, explicou. “Precisamos começar a pensar fora do estrito limite de nossas atribuições, indo além, contribuindo mais, gerando maior resolutividade.”
Texto: Antônio Bavaresco/Ascom Seapen
Edição: Vitor Necchi/Secom