Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novas atitudes por um Rio Grande melhor

Publicação:

Por Diza Gonzaga

Você já pensou como suas escolhas de mobilidade impactam a cidade? Todo início de ano é um convite para um recomeço. Mesmo que 2020 tenha sido difícil, inesperado e até assustador para muitos de nós, tirar do papel aquele projeto antigo ou iniciar algo novo é desafiador, nos dá fôlego e nos impulsiona. Então, gostaria de convidar você a pensar como tem sido seu deslocamento pela cidade.

A pandemia mudou a forma como circulamos. Apesar de o momento ainda ser delicado e exigir cautela, estamos retomando aos poucos nossa rotina. Ocupar os espaços é um movimento natural e também uma oportunidade para novas atitudes.

Quando pensamos na cidade do futuro, com uma mobilidade mais humana, segura e sustentável, pensamos em grandes investimentos de infraestrutura. Não nos damos conta do impacto positivo que uma pequena atitude tem na cidade, na mobilidade e, principalmente, em nossas vidas.

Se pensar em vender seu carro parece algo muito distante, você pode considerar deixá-lo na garagem pelo menos uma vez por semana. Ao incluir esse hábito na sua rotina, serão 52 dias sem carro por ano, a descoberta de novos modais de locomoção e sua contribuição para um ambiente menos poluído.

O mesmo vale se você mudar o status da bicicleta de lazer para meio de transporte, e fazer alguns deslocamentos rotineiros com ela. As idas ao mercado do bairro, o passeio em áreas abertas com as crianças, podem se tornar um hábito permanente. Você também estará se exercitando mais, o que é bom para saúde e para a mobilidade.

Também podemos acrescentar à lista comportamentos simples: usar o cinto no banco de trás, deixar o celular de lado enquanto dirigimos, caminhar um pouco mais e atravessar na faixa, além de praticar mais a “empatia”, se colocando no lugar do outro. Na pandemia, mais do que em outras épocas, vimos o quanto estamos conectados e dependemos uns dos outros. Nossas escolhas impactam a vida de todos.

Uma atitude pode parecer pouco, mas ao incluir um novo hábito na sua rotina, você estará fazendo muito para que tenhamos cidades cada vez mais sustentáveis, humanas, seguras e com mais VIDA para todos nós.

Vamos juntos por um Rio Grande melhor?

Diretora institucional do DetranRS

Portal do Estado do Rio Grande do Sul