Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo chefe do Estado-Maior da Brigada Militar toma posse

Publicação:

Novo Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar toma posse
O coronel Rocha lembrou que a missão de chefiar o Estado-Maior é uma das mais importantes dentro da corporação e do Estado - Foto: sargento Everton Ubal/BM

O novo chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, tomou posse nesta segunda-feira (4), no Quartel General da Brigada Militar. No ato, foi feito um minuto de silêncio pelo soldado Luiz Carlos Gomes da Silva Filho, morto em confronto nesta tarde em Porto Alegre. 

O coronel Rocha agradeceu o voto de confiança depositado pelo governo do Estado e pelo Comando da Corporação. "Expresso publicamente minha lealdade e o compromisso de dedicar-me integralmente ao exercício do cargo que ora assumo", destacou. Também lembrou que a missão de chefiar o Estado-Maior é uma das mais importantes dentro da corporação, e do Estado. "Quero assumir aqui o compromisso de trabalhar com seriedade e profissionalismo", declarou.

Para o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, as policiais e, em especial, a Brigada Militar, vem fazendo a sua parte, prendendo e prendendo quem já devia estar preso. "A BM cumpre seu papel no combate à criminalidade. Hoje, sofremos uma terrível baixa com a morte do soldado Silva Filho, aos 29 anos, e em confronto com meliantes. Queremos dizer que estamos sim na luta. E que a causa disso tudo é sim a impunidade", alertou. 

Natural de Passo Fundo e filho do major RR, Mario França Lopes, o coronel Rocha foi comandante de Pelotões de Operações Especiais, comandante de Tropa Especializada com uso de cães, chefe da Seção de Ensino da Academia de Polícia Militar, oficial revisor de Normas Internas da Corporação, chefe de Gabinete do Comando-Geral, do subcomandante geral e do chefe do Estado- Maior da BM e da Secretaria-Executiva do Comando da BM. O coronel Rocha também participou diretamente da Operação Copa do Mundo FIFA 2014, foi sub-corregedor da BM e diretor do Departamento e Controle Integrado da SSP, entre outros.

Estiveram presentes o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini; o chefe da Casa Militar, coronel Everton Santos Oltramari; o comandante Militar do Sul, general de Exército Edson Leal Pujol; o comandante de Artilharia do Exército, general Antonio Carlos Barboteu Pinto; o Procurador-Geral do estado, Euzebio Fernando Ruschel; os ex-comandantes da BM, coronel José Dilamar Vieira da Luz e coronel Airton Carlos da Costa; e o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt.


Texto: Clelia Admar/Ascom BM
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul