Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo escritório da Emater em Xangri-Lá vai apoiar pescadores da região

Publicação:

XANGRI-LÁ, RS, BRASIL 22.07.2016: O governador José Ivo Sartori e o secretário do Desenvolvimenro Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, inauguraram, nesta sexta-feira (22), novo escritório da Emater/RS, em Xangri-Lá, no Litoral Norte do
O escritório foi inaugurado nesta sexta-feira para promover assistência técnica e social aos pescadores. - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A presença de técnicos da Emater no litoral do Rio Grande do Sul foi reforçada, nesta sexta-feira (22), com a instalação de um escritório da instituição em Xangri-Lá. O governador José Ivo Sartori e o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, participaram da solenidade de inauguração do local, que será usado para promoção da assistência técnica e social aos pescadores.

Sartori destacou a importância de parcerias com as prefeituras para fomentar o cooperativismo e o desenvolvimento rural, e apoiar os pequenos produtores. Para o governador, essa medida "é mais uma maneira de atender melhor à comunidade".

O secretário Tarcísio Minetto lembrou a importância do trabalho dos pescadores e agricultores, e disse que é uma obrigação do Estado "contribuir para quem mais precisa e realizar um trabalho integrado para o bem da comunidade. Temos que plantar a semente para um futuro melhor".

Segundo o gerente regional Ademir João Santin, a Emater vai atuar na aplicação de políticas públicas para os trabalhadores envolvidos com a pesca e cooperativismo, no município. "Apesar do litoral não ter área agrícola, nós podemos desenvolver ações com os moradores de Xangri-Lá que são, geralmente, oriundos do meio rural e têm conhecimento para trabalhar com a agricultura", ressaltou.

O escritório de Xangri-Lá faz parte de uma rede de 70 espaços de representação da regional de Porto Alegre da Emater/RS. Segundo a instituição, foram investidos cerca de R$ 50 mil em equipamentos para a operacionalização e o local foi cedido pela prefeitura. Além da assistência técnica, os pescadores também vão receber edução ambiental e alimentar em parceria com as secretarias do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Educação.


Texto: Letícia Bonato
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul