Novo game Aventuras da Cipave incentiva jovens a combater violência nas escolas

Jogo traz os desafios da centopeia, símbolo do programa, para vencer o mostro do bullying - Foto: Divulgação

O Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), da Secretaria da Educação (Seduc), está com mais um jogo virtual para incentivar os jovens a combater a violência. Agora, o As Aventuras da Cipave (game de passar de fases) mostra os desafios da centopeia, símbolo do programa, para vencer o mostro do bullying. Elaborado em parceria com a empresa MSTech, o espaço virtual pode ser jogado no computador ou no aplicativo e está disponível no Google Play, App Store e no site da Cipave.

De acordo com a coordenadora estadual do programa, Luciane Manfro, diferente do Baneville, que serve muito mais como apoio pedagógico, o novo jogo diverte as crianças maiores e as mantêm conectadas com palavras chaves envolvendo prevenção à violência. "Dentro dos cenários surgem diversos desafios. A ideia é trabalhar menos em missões e mais em movimentos de ação", explica.

Contra o bullying

Disponível desde novembro, o game tem a proposta de proporcionar aos estudantes mais informações sobre a prevenção de acidentes, bullying e cidadania de forma educativa e divertida. São várias fases cheias de armadilhas, plataformas, rampas e muitos desafios.

Texto: Diego da Costa/Seduc
Edição: Gonçalo Valduga/Secom