Novo presidente assume a Fepam com a missão de aprimorar exigências para licenças
Publicação:

Um dos nomes mais aguardados pelo Governo do Estado para a área do Meio Ambiente, Nilvo Alves da Silva assumiu nesta terça-feira (4), no Palácio Piratini, a presidência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Com o desafio de reestruturar a entidade e garantir tranquilidade aos servidores, Nilvo afirmou que grupos de trabalho vão examinar as principais necessidades da Fepam e aprimorar as exigências para a concessão de licenças ambientais.
Acompanhado do secretário do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga, o governador explicou que a escolha do novo presidente busca corrigir eventuais problemas. O Nilvo é a pessoa certa para o momento certo. É um técnico respeitado por todas as facções políticas, além de ser um técnico formado na academia, com currículo extraordinário, e experiência de gestão. Tarso disse que o objetivo é evitar novos contratempos na Fepam. Queremos corrigir erros e desvios que ocorreram e colocar a Fepam nos trilhos do trabalho eficiente, adequado com as necessidades do Estado e com as responsabilidades ambientalistas e de sustentabilidade que nós temos.
Ao destacar a sua experiência à frente da Fepam - que completou 23 anos nesta terça-feira (04) - Nilvo reconheceu os problemas enfrentados pela entidade, mas disse que a maioria dos procedimentos e regulamentos ambientais estão previstos em lei. Há zonas cinzas onde é preciso alguma interpretação, mas o que baliza o licenciamento ambiental é a lei e os regulamentos que estão estabelecidos pelos conselhos. Se há alguma divergência, nós temos que corrigir, porque isso está estabelecido.
Dois grupos de trabalho já começaram a esmiuçar os principais problemas da Fepam por meio de estudos. O primeiro relatório deve estar finalizado em dez dias. Este grupo vai compilar as necessidades que estão mais do que evidentes pelos estudos e levantamentos. O segundo vai tentar estabelecer um padrão de licenciamento, um padrão de qualidade e segurança na instituição, e vai operar até nós acharmos necessários no dia a dia da instituição, tentando ajudar as diferentes equipes a padronizar seu trabalho.
Plano de estudos
Além de destacar a experiência e capacidade técnica do novo presidente da Fepam, Neio anunciou que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) assinará nesta quarta-feira (05), na Unisinos, um plano de estudos para o manejo da Bacia do Rio do Sinos. O estudo vai servir, entre outras coisas, para orientar a população a fazer uso adequado da água.
O secretário acrescentou que também será realizada a Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande. É um repositório de água importante que alimenta o Rio Gravataí junto com a nossa Fundação Zoobotânica (FZB). A instituição tem técnicos extremamente qualificados e uma parte científica muito elevada de pesquisa, que vai receber recursos da Sema para fazer o estudo da APA do Banhado Grande que ajuda a formação do Rio Gravataí.
Texto: Felipe Samuel
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305