Novo serviço de consultas da Segurança Pública tem lançamento oficial nesta terça-feira
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O Sistema de Consultas pelo telefone 0800 será lançado oficialmente nesta terça-feira (21) pela Secretaria da Segurança Pública. O novo serviço, em funcionamento desde a última quinta-feira (16), permite aos agentes averiguar, por meio de ligação de telefone fixo ou celular, a situação de cada cidadão no Sistema de Consultas Integradas da Secretaria da Segurança. O lançamento ocorrerá na Sala de Cenários, 6º andar do prédio da Secretaria de Segurança Pública, na Rua Voluntários da Pátria, 1358, Centro.
O serviço de busca, sob a responsabilidade do Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria, é todo automatizado por meio de um software, o que permite a redução de recursos humanos na atividade de suporte ao policial. Também desonera as consultas do sistema de radiocomunicação e ao número 190, possibilitando maior disponibilidade às chamadas de emergência. Outras vantagens são a precisão, segurança de acesso e agilidade no atendimento.
O projeto-piloto, em uso atualmente pelo Comando de Policiamento da Capital, permite o atendimento de até 60 chamadas por minuto. Na segunda fase, será possível atender até 600 ligações telefônicas por minuto.
Funcionamento
A Brigada Militar e a Polícia Civil definirão quais os servidores dos referidos órgãos terão acesso ao novo serviço, sendo o critério principal os agentes que desenvolvem atividades operacionais. O sistema funcionará 24 horas, durante os sete dias da semana, em todo o Rio Grande do Sul (prefixos 51, 53, 54 e 55) e pode ser acessado, inclusive, de outros estados do Brasil.
Para a utilização do sistema, o servidor deve ligar o número 0800-6420190 e digitar no telefone o número da própria carteira de identidade e uma senha. A seguir, digita o número da identidade da pessoa abordada e recebe rapidamente qual é a situação do pesquisado no banco de dados da Secretaria.
Parceiros
A empresa Brasil Telecom foi a vencedora da licitação, iniciada em novembro de 2007, para o desenvolvimento do serviço de telefonia da Unidade Remota de Atendimento do projeto criado na Secretaria da Segurança Pública. Outros parceiros são o Detran, que disponibiliza o banco de dados, a Procergs, no auxílio ao desenvolvimento de ferramentas, e a empresa TOi, subcontratada da Brasil Telecom.