Novos fiscais agropecuários iniciam capacitação

Fioreze afirmou que é importante resgatar a função pública do Estado e melhorar a qualidade e a sanidade dos produtos do campo - Foto: Vilmar da Rosa

Os 130 fiscais agropecuários aprovados no último concurso público da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) começaram nesta segunda-feira (14) a fase teórica de capacitação. Eles foram recebidos em evento no auditório da Associação dos Agentes Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre. A maioria vai para o interior para reforçar os serviços de fiscalização.

No total serão cinco semanas de cursos. Nas três primeiras, o grupo terá palestras e seminários. A parte prática ocorrerá nas duas últimas. Os novos servidores entrarão em contato com a área de atuação, através das unidades locais ou estabelecimentos de inspeção no interior, totalizando 180 horas treinamento. Na primeira etapa, os veterinários se reúnem no auditório do Mapa, e os engenheiros agrônomos, no da Fepagro.

Além de profissionais da Seapa, também vão participar representantes do Ministério da Agricultura (Mapa), da Secretaria de Planejamento (Seplag), Secretaria Geral de Governo (SGG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Emater, Embrapa e Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

O secretário estadual da Agricultura, Claudio Fioreze, explicou a importância dos cursos e do reforço dos profissionais para o setor. “Com foco na ética, responsabilidade e participação ativa dos nossos servidores, defendemos fortemente a agricultura e pecuária do nosso Estado, assim como economia e desenvolvimento”.

Integração
Parcerias com o Mapa, a Fundesa e a recuperação das vinculadas da Seapa, como Irga, Fepagro e Cesa em três anos foram essenciais dentro da visão de transversalidade do trabalho na agropecuária gaúcha. “O trabalho conjunto é fundamental para que haja melhores desempenhos dos serviços que competem a cada um”.

Bons preços, clima e incentivos dos governos Federal e Estadual com políticas públicas de incentivo à tecnologia e aumento de produtividade contribuíram com o bom momento que vive a agropecuária. “A economia do RS e do Brasil passa pela agricultura, pois hoje é quem dinamiza os setores e o serviço industrial para todos os rincões do Estado e país”.

Fioreze reconheceu que o objetivo é valorizar os servidores. “O importante é resgatar a função pública do Estado e melhorar, neste caso, a qualidade e a sanidade dos produtos do campo”. Conforme o secretário, o Estado ainda tem espaço para crescer via aumento da produtividade e sanidade. “Vocês, como servidores, com capacidade técnica, bom senso e sabedoria, humildade e comprometimento, é que vão fazer a diferença. O futuro do RS passa pelo trabalho de vocês”.

Texto: Nandressa Cattani
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305