Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novos secretários de governo Yeda Crusius

Publicação:

A governadora Yeda Crusius deu posse aos novos secretários do Executivo gaúcho. Os integrantes do secretariado terão transmissão de cargo nesta terça-feira (2), às 8h, nas respectivas secretarias. A única exceção é a da secretária da Administração e Recursos Humanos, Maria Leonor Carpes, cuja transmissão ocorre às 10h, também na própria secretaria.

Confira um breve currículo do secretariado do governo Yeda Crusius.

Casa Civil: Fernando Záchia vinha exercendo a presidência da Assembléia Legislativa. Credenciou-se para a vaga graças ao trabalho que fez em favor do Pacto pelo Rio Grande, proposta que reúne o poder público, instituições e os diferentes setores econômicos em busca da redução da crise financeira do Estado.

Planejamento e Gestão: Ariosto Culau, natural de Porto Alegre, é economista, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Funcionário de carreira do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi também diretor do Departamento de Programas Especiais e do Departamento de Programas Econômicos.

Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais: Nelson Proença foi um dos primeiros nomes convidados pela governadora Yeda Crusius para fazer parte do secretariado. Foi também secretário de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais no Governo Antônio Britto.

Administração e Recursos Humanos: Maria Leonor Carpes integra a cota de mulheres prevista por Yeda Crusius na formação de seu governo. Terá o comando da Companhia de Processamento de Dados (Procergs), da Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag) e da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).

Chefe de Gabinete: Iara Wortmann foi secretária da Educação no Governo Antônio Britto. É pedagoga com especialização em Administração Escolar. Foi delegada de Educação de Porto Alegre, no Governo Simon, conselheira do Conselho Estadual e do Conselho Nacional de Educação, e secretária de Educação, no Governo Simon/Guazzelli (1990 a março de 1991). Elegeu-se deputada estadual pelo PPS em 1998.

Saúde: Osmar Terra foi secretário da Saúde no Governo Rigotto e foi um dos nomes cogitados pela governadora Yeda Crusius, desde o início da transição, para assumir a pasta na nova administração.

Fazenda: Aod Cunha é economista e ex-presidente do Instituto Teotônio Vilela. Braço-direito de Yeda Crusius desde o começo da campanha, coordenou a equipe de transição de governo e foi o primeiro nome confirmado no secretariado. Durante o Governo Rigotto, foi presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Infra-Estrutura e Logística: Daniel Andrade é engenheiro civil. Atuou na equipe de transição de Yeda Crusius e faz parte das escolhas pessoais da governadora. Atua na área de gerenciamento de obras, com ênfase em infra-estrutura. Participou da implantação do Trensurb, onde atuou como executivo do setor de Planejamento por dez anos. Também foi executivo do grupo Odebrecht, dedicando-se à infra-estrutura rodoviária e de saneamento. Formado pela PUC-RS, tem especializações nas áreas de planejamento estratégico e de gestão empresarial.

Educação: Mariza Abreu exercia o cargo de secretária municipal de Educação de Caxias do Sul. Atuou na elaboração do programa de governo de Yeda Crusius e também integrou a equipe de transição. É licenciada em História e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ufrgs. Possui também pós-graduação em História pela Unicamp.

Justiça e Inclusão Social: Fernando Schüler, diretor executivo da Fundação Iberê Camargo, nasceu em Porto Alegre. É graduado em História e pós-graduado em História do Brasil, mestre em Ciências Políticas e doutorando em Filosofia, na Ufrgs. Leciona Teoria e Ciência Política na Ulbra e possui larga experiência em gestão e em políticas culturais.

Cultura: Mônica Leal é jornalista formada pela PUC-RS e possui pós-graduação em Ciência Política pela Ulbra. Foi vice-presidente do Diretório Metropolitano do Partido Progressista de Porto Alegre e é membro titular do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Políticos Ildo Meneghetti e do Conselho Político do Instituto da Mama-RS. Foi curadora da Fundação Sul-Americana para Desenvolvimento de Drogas Anti-Câncer.

Segurança: Enio Bacci é deputado federal eleito para a terceira legislatura. Advogado especializado na área criminal, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal.

Agricultura: Celso Bernardi foi eleito deputado estadual em 1986 e em 1987. Presidiu a Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa e foi líder do processo de elaboração da Constituição do Estado em 1989. Em 1990, foi eleito deputado federal . Foi presidente estadual do PPR/PPB e do Partido Progressista, de 1993 a 2005. Presidiu também a Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e Administração Pública (2005-2006).

Meio Ambiente: Vera Lúcia Calegaro é bióloga, museóloga, mestre em Botânica, doutora em Ciências pela Ufrgs e pesquisadora da Fundação Zoobotânica do RS. Foi ex-secretária substituta do Meio Ambiente, de 2003 até março de 2006, secretária executiva do Programa Pró-Guaíba e atuou como membro do Órgão Gestor de Educação Ambiental. É presidente do Secretariado Estadual da Mulher no PSDB Mulher RS (2006- 2008).

Habitação e Saneamento: Marco Alba é advogado e deputado estadual eleito no último pleito. Foi presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí e primeiro suplente da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, em 2002.

Turismo: Luís Augusto Lara é empresário, produtor rural e acadêmico de Direito. Está no quarto mandato parlamentar. Já exerceu o cargo de secretário da pasta de janeiro de 2003 a março de 2006. Na Assembléia Legislativa, foi vice-líder de bancada do PTB, autor e presidente da Comissão Especial de Gasodutos e membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.

Obras: Paulo Azeredo é agropecuarista. Cursou Química Industrial na Ufrgs e foi professor de Química antes de eleger-se deputado estadual. Durante vários anos, trabalhou no Pólo Petroquímico de Triunfo.

Ciência e Tecnologia: Pedro Westphalen é médico e preside a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa. Com forte atuação na área de saúde, foi vice-presidente da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul e dirigente da Confederação Nacional de Saúde. Foi eleito para o segundo mandato de deputado estadual.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul