Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Número de pessoas privadas de liberdade aprovadas no Encceja 2023 mais do que dobra em relação ao ano anterior

Estado ficou na sexta posição no número de aprovações no país

Publicação:

Imagem em ambiente interno, em uma penitenciária. Em primeiro plano, de costas, estão dois agentes penitenciários. Nas roupas que usam, lê-se "Polícia Penal". Mais ao fundo da foto, há diversas pessoas privadas de liberdade realizando as provas. Elas estão sentadas em bancos e mesas coletivas, vestidas com uniformes cor de laranja ou camisetas brancas. Eles olham para a prova, de cabeça baixa, concentrados.
Provas foram realizadas em outubro de 2023 - Foto: Divulgação Polícia Penal

O Rio Grande do Sul registrou 1.435 pessoas privadas de liberdade aprovadas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023, ocupando a sexta posição nacional. O número representa um aumento de 124% se comparado com o ano de 2022, com 640. 

Ao todo, 6.854 presos se inscreveram, e 4.809 realizaram o exame, cuja participação é voluntária. Essa foi a edição com o maior número de inscritos e também com a maior adesão das casas prisionais gaúchas. Em 2022, 5.253 apenados no Estado se inscreveram, ou seja, houve um aumento de 30,47%. 

Os 1.435 aprovados em todas as disciplinas receberão o certificado de conclusão referente ao nível ao qual se inscreveram. Outros 2.391 receberão uma declaração parcial de proficiência, pois alcançaram a nota mínima em uma das quatro provas, mas não em todas.

O Encceja é um exame para a avaliação de pessoas que não concluíram os Ensinos Fundamental e Médio em idade regular. Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o responsável pela elaboração é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As etapas de avaliação são aplicadas pelas secretarias de Educação e pelos institutos federais. 

O certame ocorreu em 17 e 18 de outubro. Os candidatos precisaram resolver quatro provas com 30 questões objetivas cada. Para o Ensino Fundamental, as áreas contempladas foram: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; Redação; História; e Geografia. Para o Ensino Médio, as disciplinas foram: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas tecnologias. 

Texto: Marcelle Schleinstein/Ascom Polícia Penal
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul