Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Número de propostas enviadas na primeira fase da Consulta Popular cresce 22,8% em 2025

No processo foram recebidas 1.376 sugestões que reservará R$ 60 milhões para projetos definidos pela população

Publicação:

Imagem com fundo verde e balões de fala brancos, destacando o texto central em branco: "CONSULTA POPULAR 2025", com uma faixa nas cores verde, amarela e vermelha logo abaixo. Na parte inferior, aparecem os logotipos da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
-

A Consulta Popular 2025/2026 registrou um crescimento de 22,8% no número de propostas enviadas pela população na primeira fase do processo, realizada no mês de julho. Ao todo, foram recebidas 1.376 sugestões populares por meio do site oficial, contra 1.120 propostas encaminhadas no ciclo anterior.

Coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o processo destinará R$ 60 milhões no ciclo 2025/2026 para projetos escolhidos diretamente pela população nas votações regionais, previstas para o mês de outubro. “O aumento no número de propostas mostra que a população está mais participativa e vê sentido em contribuir com as decisões públicas”, destaca Bruna Blos, diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP), vinculado à Subsecretaria de Planejamento da SPGG.

Principais áreas, regiões e municípios engajados

Entre os temas mais escolhidos pela população, Meio Ambiente liderou o processo com 183 propostas, seguido por Agricultura (162), Desenvolvimento Rural (154), Desenvolvimento Social (148) e Turismo (136).

Em relação às regiões, dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) com maior número de sugestões foram o COREDE Sul, com 102 propostas, seguido por Central (71), Vale do Rio dos Sinos (69), Metropolitano Delta do Jacuí (66) e Jacuí Centro (56).

Já no recorte por municípios, Porto Alegre aparece no topo da lista com 43 propostas enviadas, seguida por Rio Grande (35), Bagé (31), Taquara (25) e Frederico Westphalen (24).

Etapas seguintes da Consulta Popular

Com a etapa de propostas já finalizada, o processo segue com as Assembleias Intermediárias, de 16 de agosto a 6 de setembro, e com as Assembleias Regionais Ampliadas, de 8 a 26 de setembro. A votação popular ocorre de 6 a 10 de outubro, e os resultados serão homologados até 17 de outubro.

Sobre a Consulta Popular

Criada em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação direta da população na definição das prioridades regionais. Por meio dela, a sociedade influencia a aplicação de parte dos recursos do orçamento estadual, fortalecendo o desenvolvimento regional.

Texto: Marcelo Bergter/Ascom SPGG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul