Saiba o caminho das demandas eleitas na Consulta Popular

o caminho do voto eleito consulta popular
Os projetos eleitos começam a serem executados no ano posterior à consulta popular - Foto: Divulgação / SGGE

No início de setembro, a população elegeu 42 projetos com foco no Desenvolvimento Regional na Consulta Popular 2019. Conforme dados da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), responsável pela organização do pleito, foram computados 253.832 votos. Nesta edição, a verba destinada pelo governo do Estado é de R$ 20 milhões.

Antes da votação, foram realizadas 56 assembleias regionais nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para definir os projetos a serem votados pela população. Ao todo, 97 foram disponibilizados nas cédulas de votação, todos alinhados com os Planos Estratégicos de Desenvolvimento (PEDs) dos próprios Coredes. Os projetos eleitos começam a serem executados no ano posterior à consulta.

Passo a passo da Consulta Popular

Primeiro passo: a população elege a demanda.

– Segundo passo: o governo do RS, por meio da SGGE, inclui a verba correspondente no Orçamento do Estado.

– Terceiro passo:  a prefeitura, entidade ou consórcio beneficiado com a demanda eleita elabora um plano de trabalho para executá-la.

– Quarto passo: o governo analisa a viabilidade técnica e autoriza o plano de trabalho do projeto

– Último passo: inicia a execução do projeto que a população elegeu (com acompanhamento do governo e Coredes)

Clique aqui para acessar os projetos selecionados na Consulta Popular 2019.

Texto: Lucas Barroso/Ascom SGGE
Edição: Patrícia Specht/Secom