Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

O South Summit que transforma vidas

Publicação:

Por Lisiane Lemos

Quebrar paradigmas e romper barreiras para levar inovação, tecnologia e empreendedorismo para as periferias foram duas das grandes marcas do terceiro South Summit Brazil (SSB) realizado em Porto Alegre. Além disso, com oferta de ingressos sociais e curadoria de painéis para empreendedores periféricos, a edição de 2024 consolidou a presença de minorias nos espaços de debate dentro do Cais Mauá e contribuiu para conscientizar que inovação não é privilégio de poucos.

 Ao construirmos ações descentralizadas, levarmos o evento para comunidades e possibilitarmos que grupos vulneráveis participassem das discussões, possibilitamos que milhares de pessoas se conectaram, mesmo distantes fisicamente umas das outras. Foi assim com as ações sociais que promovemos antes e durante o evento – como Jovem Inovador, Ônibus Lilás, Mulheres Empreendedoras na Periferia, Competição de Slam, Hackatchê, Horta Comunitária e Recondicionamento de Equipamentos Tecnológicos, por exemplo. 

Ao todo, realizamos 12 atividades, entre palestras, prestação de serviços, competições, mentorias e incentivos à economia circular, voltadas aos mais diversos grupos sociais. Focamos em inclusão e igualdade de oportunidades. Assim, sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), em conjunto com outras seis pastas do governo, ampliamos o alcance do evento e transformamos vidas.

O SSB cresceu. Ampliou o espaço físico de 22 mil metros quadrados em 2023 para 38 mil metros quadrados neste ano. A Competição de Startups, considerada uma das grandes atrações, teve 2.050 inscrições. Desse grupo, foram selecionadas 47 finalistas, que se apresentaram durante os três dias. Recebemos quase mil investidores e 140 fundos de investimento nacionais e internacionais. Além disso, tivemos 800 palestrantes, 7 mil empresas e mais de 3 mil startups – que não entraram na disputa. Quando somados todos os fundos, a carteira ultrapassa 213 bilhões de dólares. Isso mostrou a força do SSB e despertou confiança nos empreendedores que buscavam investimento.

Mais do que se crescer física e numericamente, o SSB se estabeleceu como um dos principais hubs de conexão e geração de negócios da América Latina. Ele tem contribuído para fomentar a cultura da inovação não apenas em Porto Alegre, mas no Rio Grande do Sul como um todo. Isso faz com que o nosso Estado se torne um ponto de efervescência dentro do cenário mundial da inovação e do empreendedorismo, com potencial para se destacar cada vez mais.

Agora, com o aprendizado adquirido em três edições, vamos começar a organizar o SSB 2025 – ainda mais inclusivo, plural, conectado à nossa realidade e com olhar voltado para a juventude. Assim é o nosso South Summit.

Secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade

Portal do Estado do Rio Grande do Sul