Obra do pintor Waldeny Elias está no Centro Cultural Erico Verissimo
Publicação:
A exposição individual O Tempo sem Vento, do pintor gaúcho Waldeny Elias, que está na sala O Arquipélago, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre, pode ser visitada até 2 de agosto. A abertura da mostra, em paralelo ao lançamento de um livro especial que registra o trabalho de Elias com patrocínio do Grupo CEEE, reuniu mais de cem pessoas na noite desta terça-feira (1º).
A exposição, que tem curadoria de Marilene Burtet Pieta e produção de Marisa Veeck, apresenta a criação do artista entre os anos de 1958 e 1981, na técnica óleo sobre tela. Este período é considerado o momento de evolução de sua arte, com a série de pinturas e de desenhos denominada Pastoral Missioneira.
Waldeny Elias nasceu em 1931 em Capoeiras, distrito de Nova Prata. Começou a sua trajetória artística em 1949, fazendo ilustrações para o Jornal do Dia. Em 1952, iniciou seus estudos no Instituto de Belas Artes - UFRGS, sob a orientação de Aldo Locatelli, Ado Malagoli, Fernando Corona, João Fahrion e Alice Soares. Ao lado de Léo Dexheimer, Joaquim Fonseca, Cláudio Carriconde e Manoel Francisco Ferreira funda, em 1958, o Grupo Bode Preto, que apresenta uma proposta pictórica de vanguarda.
Ao longo de sua carreira, Elias participou de um grande número de exposições individuais e coletivas, a mais recente, intitulada Fronteiras, ocorreu em 2006, no Escritório de Arte Alto da Bronze. O CCCEV está aberto de terça à sexta-feira, das 10 às 19 horas e, no sábado, das 11 às 18 horas.
Exposição: Waldeny Elias - O Tempo sem Vento
Visitação: de 2 de julho a 2 de agosto - de terça à sexta-feira, das 10h às 19h e sábado das 11h às 18h.
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Rua dos Andradas, 1223 - Porto Alegr