Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Obras de arte do século passado são restauradas com apoio do Estado

Publicação:

A entrega de três telas históricas, restauradas com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), marcou a inauguração da Pinacoteca do Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE) nesta sexta-feira (3). Pintadas pelos artistas Augusto Luiz de Freitas e Lucílio Albuquerque, entre 1919 e 1923, as obras foram recuperadas com investimento de mais de R$ 120 mil, via financiamento cultural do Estado.

As telas - entre as quais A Chegada dos Casais Açorianos - estão entre as cinco maiores pinturas brasileiras e são as maiores do Rio Grande do Sul. Chegaram ao IE em 1935, quando a escola foi inaugurada, e nunca foram removidas das paredes por causa dos tamanhos.

Durante anos, as obras sofreram danos por vandalismo, como pichações e cortes, por onde eram colocados objetos como latas de refrigerantes e papéis de bala. A restauração durou dois anos. Foi feita por uma equipe liderada pela artista plástica e restauradora de pinturas Leila Sudbrack. As telas estão agora protegidas em uma pinacoteca envidraçada, por onde não há circulação de pessoas. 

Na inauguração do espaço, a secretária da Cultura, Mônica Leal, foi homenageada por ter realizado o tombamento do prédio do IE e pelos recursos liberados pela LIC para recuperação das obras. O Instituto de Educação General Flores da Cunha é muito mais que uma escola. É uma instituição que identifica o bairro, a comunidade, a cidade e o Rio Grande do Sul. As paredes que hoje sustentam estas três telas restauradas viram passar, por aqui, várias gerações e acontecimentos importantes para o Estado. Como secretária de Estado da Cultura e gestora pública, que zela pelo dinheiro público, fico feliz por participar de projetos sérios como este, disse Mônica.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul