Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Obras de climatização serão entregues em homenagem aos 97 anos do Piratini

Publicação:

Climatização preserva acervo histórico do Piratini, que tem 97 anos e reúne mobiliários de época
Climatização preserva acervo histórico do Piratini, que tem 97 anos e reúne mobiliários de época - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori participa, nesta quinta-feira (17), às 10h, da solenidade alusiva aos 97 anos do Palácio Piratini e entrega das obras de climatização do segundo pavimento do prédio. O ato será realizado no Salão Negrinho do Pastoreio.

A climatização vai preservar o acervo histórico do Palácio Piratini que reúne mobiliários de época, luminárias, decoração e pinturas do artista Aldo Locatelli. As obras se deram no segundo pavimento da Ala Governamental onde ficam os dois principais salões: o Negrinho do Pastoreio e o Alberto Pasqualini, que diariamente recebem visitas, reuniões e grande eventos.

O projeto de climatização foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A autorização foi necessária porque o Palácio Piratini é um bem tombado nas esferas estadual e federal.

A obra não gerou custos para o governo do Estado já que foi contemplada pela Lei Rouanet, também conhecida como Lei de Incentivo à Cultura. A captação de recursos foi feita pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Serviço

O quê: Homenagem aos 97 anos do Palácio Piratini e entrega das obras de climatização

Quando: Quinta-feira (17), às 10h

Onde: Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul