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Obras em escolas estaduais seguem em ritmo intenso no mês de maio

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Obras em escolas
Novo ginásio da Escola Leopoldo Ost, no município de Santo Cristo - Foto: Diego da Costa

O ritmo de trabalho para entrega de obras em escolas estaduais segue de forma intensa. Até o final do mês de maio, pelo menos oito instituições de ensino terão suas obras concluídas pela força-tarefa das secretarias da Educação, de Obras, Saneamento e Habitação  e de Planejamento, Governança e Gestão. Outras três, localizadas na área de abrangência da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), tiveram a ordem de início assinada no último dia 14. 

Foram finalizadas as reformas nas escolas Bela Vista, de Passo Fundo; Herzelino David Bordin, de Marau; Belarmino Américo, de Santa Cecília do Sul; Ernesto Tocchetto, de Passo Fundo; Raimundo Corrêa, de Ernestina; e Retanh Leopoldino, de Muliterno. As instituições de ensino Tancredo Neves, de Iraí; Pedro Gemelli, de Seberi; e Waldemar Sampaio Barros, de Frederico Westphalen, tiveram assinada a ordem de início das obras.
 
Os trabalhos incluem serviços como troca de assoalhos e forros, reparo em infiltrações, construção de novas salas, reformas em bibliotecas, reformas elétricas, consertos de telhados, reforma hidráulica e revitalização de ginásio de esportes.

Obras entregues
 
A reforma do ginásio da Escola Leopoldo Ost, localizada no município de Santo Cristo, na 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), teve um investimento R$ 97 mil. A entrega da obra, no último sábado (19), contou com a presença da coordenadora da 17ª CRE, Roseli Shafer. Ela ressaltou a importância da reforma. “O ginásio da escola é o único do município. Além de atender os estudantes da instituição de ensino, o local também recebe eventos da comunidade”, afirma.
 
A reforma do telhado do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul, na 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foi entregue nessa quinta-feira (24), com um investimento de R$ 442 mil. 

A diretora do Instituto, Ana Bembom, destacou que, desde 2012, a escola passava por alagamentos, com danos a salas e laboratórios a cada chuva forte. Ela relatou que uma mobilização pela reforma completa do telhado foi iniciada em conjunto com a 24ª CRE, no início da atual gestão, em 2015. “O que vemos hoje é algo que nos deixa tranquilos. A nova estrutura nos deixa bem mais seguros”, afirma.
 
Para a coordenadora da 24ª CRE, Julieta Prestes, o trabalho em conjunto entre escola e coordenadoria tem como foco o aluno. “Vamos continuar lutando, juntos, para que o Instituto João Neves continue fazendo história com uma educação de qualidade, formadora de profissionais competentes que darão sequência à tarefa de educar”, destaca, Julieta, que foi aluna e professora da instituição de ensino.
 
Missão do Bird
 
As obras foram avaliadas, nesta semana, pela missão do Bird, que esteve em Porto Alegre. Segundo Michael Drabble e Leandro Costa, representantes do Banco, o Rio Grande do Sul está cumprindo todas as metas estabelecidas. Outra parceria que está trazendo resultados é a promovida entre o governo do Estado com oito universidades gaúchas, firmada em fevereiro de 2018, possibilitando a elaboração de projetos de reforma elétrica em 911 estabelecimentos de ensino da rede estadual. A meta é desenvolver projetos, inicialmente, em 200 escolas já selecionadas em todo o Rio Grande do Sul, com a participação de 70 estagiários. O repasse inicial será de R$ 40 milhões, com prioridade para os casos emergenciais.  O investimento é de R$ 200 milhões em quatro anos. A verba também é proveniente de um mpréstimo junto ao Banco Internacional (Bird), com contrapartidas do Tesouro do Estado.
 
Instituto de Educação
 
A abertura dos envelopes com as propostas para retomada das obras de restauração completa do Instituto de Educação Flores da Cunha ocorre na terça-feira (29), às 10h, na Central de Licitações do governo do Estado (Celic). Marcada inicialmente para o dia 10 de maio, a data teve que ser alterada devido a um pedido de informações sobre o edital, feita por uma empresa.
 
Texto: Diego da Costa/ Ascom Seduc
Edição: Léa Aragón/ Secom
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