Observatório da Imprensa debate o caso José Antonio Vargas
Publicação:

O Observatório da Imprensa desta terça-feira (5), às 22h, vai debater o caso do jornalista filipino José Antonio Vargas, demitido do jornal Washington Post e que corre o risco de ser expulso dos Estados Unidos.
Em uma reportagem intitulada Minha vida como imigrante sem documentos, Vargas confessou ser um imigrante ilegal. O texto, que foi vetado no jornal em que trabalhava, provocou sua demissão. Mas acabou sendo reproduzido pelo The New York Times.
Houve motivo para a demissão? Um jornalista que mente sobre sua condição de imigrante ilegal pode ser considerado confiável? A coragem de escrever o artigo não seria a maior prova da honestidade do profissional? E a postura do The New York Times foi correta ou oportunista? O programa vai abordar esses e outros pontos que envolvem a questão.
Em 2007, o jornalista recebeu o prêmio Pulitzer, o mais importante prêmio do jornalismo americano, com uma reportagem sobre o tiroteio na Universidade de Virginia.
Participam do debate os jornalistas Rosental Calmon Alves, Bernardo Kucinski e Roberto Cattani (presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil). O programa ainda ouviu a opinião de Fabio Zanini (Folha de São Paulo) e dos correspondentes Silio Boccanera (Londres) e Lucia Guimaraes (Nova Iorque).
TVE
Observatório da Imprensa
Terça-feira, 5/07, às 22h
Texto: Anahy Metz
Foto: Divulgação/TV Brasil
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305