Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Oficina gratuita ensina sobre arquivos pessoais no Memorial do RS

Publicação:

A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (Aars), em parceria com o Arquivo Histórico do RS e o Memorial do RS, traz a Porto Alegre Jorge Phelipe Lira de Abreu para ministrar a oficina Arquivos Pessoais: perspectiva de tratamento. A atividade acontece nesta quarta-feira (26) no auditório do Memorial do RS (primeiro andar), das 9h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

A oficina aborda aspectos teórico-práticos de arranjo e descrição de arquivos pessoais, o lugar ocupado pelos arquivos pessoais no processo de constituição da teoria arquivística e as principais perspectivas teóricas para esses conjuntos documentais. A partir da exposição de exemplos de acervos pessoais, será apresentada a metodologia que permite, em uma abordagem contextual, organizar e descrever os documentos de um arquivo pessoal.

Na mesma data (26), às 18h, acontece o lançamento do livro do ministrante: Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística, no Espaço Cultural Lechiguana (Rua da República, 50 - Cidade Baixa, em Porto Alegre).

Serviço

O quê: Oficina sobre Arquivos Pessoais ministrada por de Jorge Phelipe Lira de Abreu

Quando: Quarta-feira (26)

Onde: No auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre), das 9h às 17h,

Inscrições

Também haverá o lançamento do livro e sessão de autógrafos, às 18h, no Espaço Cultural Lechiguana (Rua da República, 50, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS). Valor do livro: R$ 35.

Texto: Mariângela Machado/Sedactel
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul