Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Oito municípios poderão implementar novas equipes da Rede Bem Cuidar por meio do RS Seguro COMunidade

São 56 vagas disponíveis para receber recursos de R$ 8 mil para custeio mensal

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Saúde ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma mulher com um estetoscópio pendurado no pescoço e atrás dela, à esquerda e à direita, dois contornos representando pessoas com estetoscópio pendurado em volta do pescoço. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Secretaria da Saúde (SES) publicou, nesta semana, o guia de adesão para oito municípios do Estado que fazem parte do programa RS Seguro COMunidade e que tenham interesse em expandir a Rede Bem Cuidar RS (RBC) com novas equipes. São eles: Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão.  

No total serão ofertadas 56 vagas. Cada uma receberá um incentivo financeiro estadual no valor de R$ 8 mil mensais do Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde (Piaps), criado para fortalecer a rede de cuidados e oferecer um atendimento mais eficaz à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O período de adesão é de 18 a 29 de novembro. As equipes deverão iniciar as atividades a partir do primeiro semestre de 2025.  

Os municípios deverão manifestar oficialmente o interesse de acordo com as orientações e os critérios estabelecidos no guia. Mais informações nesta página.

O RS Seguro COMunidade é um programa do governo do Estado focado em políticas sociais preventivas e transversais, priorizando áreas em situação de vulnerabilidade. O intuito é melhorar as condições de vida e promover a segurança e o bem-estar da população.

Além da área da saúde, o RS Seguro COMunidade também tem ações de geração de renda, engajamento jovem, educação e cidadania e meio ambiente.  

Atualmente a RBC possui 605 equipes, funcionando em 495 municípios do Estado.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul