OMS convoca hospitais para o Dia Mundial da Higienização das Mãos

OMS convoca hospitais para o Dia Mundial da Higienização das Mãos

Lavar as mãos salva vidas, lembra a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Higienização das Mãos, no próximo 5 de maio. A organização propõe o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente - uma jornada de mobilização para a higienização das mãos, quando hospitais de todo o mundo devem desenvolver atividades para conscientizar profissionais e gestores de saúde e administradores hospitalares sobre a importância do hábito. A meta de 2010 é a participação de 10 mil hospitais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza um site com mais informações sobre o desafio. Em março deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde lançou a campanha Afaste os bichos, lave as mãos, ainda em veiculação, que chama a atenção especialmente para a prevenção da gripe (tanto a comum como a H1N1), ao mostrar que as mãos são grandes portadoras de germes e de bactérias.

Lavar as mãos previne e reduz infecções, e promove a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.