Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Alumina combate sonegação de ICMS no setor metalmecânico

Cerca de R$ 30 milhões em operações com indícios de irregularidades são analisados

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Receita Estadual ao centro, logo abaixo de um ícone com o desenho do mapa do Rio Grande do Sul com algumas moedas empilhadas sobre ele, uma delas está em pé e tem um cifrão desenhado dentro. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Receita Estadual, vinculada à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), realizou nesta quarta-feira (7/5) a Operação Alumina, que teve como alvo empresas do setor metalomecânico localizadas na Região Metropolitana. A ação de fiscalização busca combater a sonegação de ICMS e a concorrência desleal. As equipes analisam aproximadamente R$ 30 milhões em operações com indícios de irregularidades.

Os trabalhos são coordenados pelo Grupo Especializado Setorial Metalmecânico e pela área de cobrança da Delegacia da Receita Estadual em Caxias do Sul (3ª DRE), com apoio da Seção de Informática Forense da Receita Estadual. A equipe envolvida na ação foi composta por dez auditores-fiscais e dois analistas tributários, que contaram com apoio da Brigada Militar.

A Receita Estadual tem intensificado suas ações em diversos setores da economia, visando não apenas recuperar valores devidos aos cofres públicos, mas também proteger os contribuintes que pagam seus tributos corretamente e coibir a concorrência desleal. Novas ações neste e em outros segmentos estão previstas para os próximos meses. 

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul