Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Arrieta prende dois homens envolvidos em extorsão mediante sequestro

Publicação:

PC14
As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Esteio, São Leopoldo e Portão - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (DR) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Arrieta, com o objetivo de apurar a autoria, materialidade e circunstâncias do crime de extorsão mediante sequestro, ocorrido em 28 de janeiro, em Porto Alegre, em que a vítima foi libertada no dia seguinte, sem o pagamento de resgate. Na ação que deu cumprimento a dois mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão, dois homens acabaram presos e foram apreendidas armas, munição, celulares, dinheiro, papel-alumínio utilizado para bloquear o sinal da tornozeleira eletrônica, além de diversos objetos roubados das vítimas da extorsão.

O delegado João Paulo de Abreu conta que o crime teve como vítima de sequestro uma mulher de 30 anos, que foi mantida em cárcere privado, por cerca de 18 horas, enquanto as vítimas de extorsão, marido e genitor, eram extorquidos a pagar o valor de R$ 300.000,00 como resgate. "A vítima de sequestro relatou ter passado momentos de pânico junto aos sequestradores, sendo manifesto que ela já apresentava sintomas de transtorno do estresse pós-traumático, algo muito comum nesses casos", explicou o delegado.

Era sabido que o alvo da Operação Arrieta bloqueava intencionalmente os sinais de sua tornozeleira eletrônica, tendo sido solicitado ao Poder Judiciário e com parecer favorável do Ministério Público, oportunidade para o desencadeamento da operação. Houve integração com a Susepe, por meio da Divisão de Monitoramento Eletrônico-Operacional, para que a ação desse certo.

As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Esteio, São Leopoldo e Portão. Ainda foram apreendidos quatro veículos automotores para fins de produção de provas, duas camisetas da Polícia Civil, além de uma pistola calibre 9mm, de fabricação argentina, 37 cartuchos de 9mm e 14 celulares. Aproximadamente 40 policiais em mais de 15 viaturas participaram da operação.

Texto: Fabiano Costa/Polícia Civil
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul