Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação da Receita Estadual apura indícios de sonegação de ICMS no setor de polímeros

Grupo de empresas investigado por omissão de saídas e subfaturamento de notas fiscais atua na Região Metropolitana

Publicação:

Receita Estadual
-

A Receita Estadual, vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz), deflagrou, nesta quarta-feira (8/4), a décima fase da operação Occultare para reprimir fraudes fiscais no pagamento de ICMS. O alvo é um grupo de empresas com sede na Região Metropolitana que atua na fabricação de polímeros e na prestação de serviços de beneficiamento de materiais pós-industriais.

São apurados indícios de omissão de saídas, ou seja, vendas realizadas sem a emissão do documento fiscal correspondente ou com notas emitidas com valores subfaturados. Essa prática irregular causa prejuízos aos cofres públicos devido à falta de recolhimento dos impostos devidos.

A atuação ostensiva da administração tributária estadual, que conta com a participação de 13 auditores-fiscais, quatro analistas tributários e apoio da Brigada Militar, tem como propósito a busca e apreensão de provas e documentos. A ação é coordenada pelo Grupo Especializado Setorial (GES) de polímeros.

Ações estratégicas para coibir a sonegação fiscal

A Operação Occultare X integra um conjunto de ações estratégicas da Receita Estadual, que vem ampliando sua atuação em diversos setores da economia. Novas ações, nesse e em outros setores, estão previstas para os próximos meses. 

Além de recuperar os valores devidos aos cofres públicos, a iniciativa tem como objetivo combater a sonegação fiscal e proteger os contribuintes que cumprem corretamente suas obrigações tributárias. Também busca coibir a concorrência desleal entre empresas e promover o desenvolvimento econômico no Estado.

A Receita Estadual conta atualmente com 17 Grupos Especializados Setoriais (GES), incluindo o GES Polímeros. As equipes são criadas para realizar a fiscalização e ampliar as análises setoriais dos principais segmentos econômicos do Rio Grande do Sul. O trabalho dos grupos tem como foco a prevenção, a especialização, a gestão de riscos, o monitoramento próximo ao fato gerador e a proximidade com o contribuinte.

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul