Operação especial resgata animais das enchentes e agiliza o reencontro com tutores

Com apoio do Estado, mais de 10 mil animais já foram encontrados com vida

Resgate de animais em Canoas
Pets foram resgatados no bairro Harmonia, em Canoas, na quinta-feira (9/5) - Foto: Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS

O governo do Estado está na linha de frente das operações de resgate de animais domésticos em meio às enchentes. Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) tem prestado apoio logístico, estrutural e de pessoal ao Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), uma organização não governamental que dedicou um efetivo exclusivo para o salvamento dos animais.

Desde a semana passada, a força-tarefa já resgatou mais de 500 pets - principalmente cachorros e gatos, mas também alguns animais silvestres, como aves e até guaxinins. Somando-se aos salvamentos efetuados pelas forças de segurança do Estado, o total já ultrapassa 10 mil animais encontrados com vida. Antes de partir para Eldorado do Sul, um dos epicentros da tragédia climática onde atua agora, a equipe já passou por São Sebastião do Caí, Canoas e Esteio – localidades em que há acesso terrestre.

“É fundamental reconhecer o empenho de todos os agentes envolvidos nos resgates, que formam uma rede integrada e organizada. Estas ações são essenciais para o salvamento das vidas dos animais”, avaliou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Animais são resgatados em Canoas
Ação foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) - Foto: Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS

Com auxílio de botes, os agentes remam em busca dos animais dados como perdidos pelos moradores. Após o resgate, os animais são transportados em segurança para o QG de salvamentos, onde passam por uma triagem veterinária. Os que estão em bom estado de saúde e sem tutor identificado são direcionados para abrigos públicos ou para espaços do Grad. Caso estejam com hipotermia ou lesões, eles são encaminhados para a clínica veterinária mais próxima.

A assessora especial de políticas públicas para animais da Sema, Amanda Munari, explicou que os tutores que ainda não encontraram seus animais devem entrar em contato com a Defesa Civil do município e se deslocar para os abrigos da cidade para identificação do pet. Em breve, a Sema publicará uma lista completa dos abrigos que estão recebendo os animais sobreviventes.

“Pretendemos integrar o quanto antes o trabalho que envolve a Sema com os salvamentos das forças de segurança. Criando esse canal de comunicação entre as frentes, o processo de triagem e identificação dos animais será mais eficaz, acelerando o retorno dos animais aos seus tutores”, explicou Amanda.

Além de garantir o bem-estar animal, responsabilidade da pasta, a atuação da Sema envolve a colaboração de diferentes segmentos da comunidade, incluindo voluntários, organizações de proteção animal e órgãos do governo. Essa colaboração fortalece os laços comunitários e promove o senso de solidariedade e união em momentos de crise. O Estado também conta com as parcerias do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para os próximos dias, está prevista a chegada da Força-Tarefa de Resgate Técnico de Animais de Mato Grosso do Sul, que reforçará a equipe de resgate de animais vítimas das enchentes. Eles trarão doações de alimentos, cobertores e materiais de primeiros socorros para atender animais de pequeno e grande porte.

Texto: Rodrigo Azevedo/Secom
Edição: Anelize Sampaio/Secom