Operação Fronteira Segura completa um mês de ações sem nenhum incidente envolvendo turistas
Publicação:
Iniciada em dezembro do ano passado, a Operação Fronteira Segura 2008/2009 completa um mês. De caráter preventivo de proteção aos turistas, o resultado alcançado nesse período é altamente positivo, pois, mesmo com o ingresso intensificado de estrangeiros no Brasil, não foi registrado nenhum incidente.
Além das barreiras programadas, foram efetuadas diversas abordagens no decorrer do mês de dezembro, tendo como objetivo prestar orientações aos turistas, socorros a veículos com problemas, bem como intensificar o trabalho em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, no que tange à segurança do turista.
O coordenador da Operação Fronteira Segura, delegado Sezefredo Lopes, afirma que o êxito do trabalho até aqui obtido deve-se, principalmente, às parcerias firmadas com outros órgãos de segurança e fiscalização, que continuam dando amplitude cada vez maior às ações. Deve-se também, acrescenta ele, aos agentes, que não têm medido esforços para fazer com que todas as metas traçadas sejam devidamente cumpridas. Em dezembro, foram vistoriados cerca de 600 veículos, identificadas quase mil pessoas e distribuídas diversas orientações a turistas.
A Operação Fronteira Segura, que faz parte da Operação Estrela no Verão, é realizada nas regiões da Campanha e Fronteira-Oeste do Estado e tem sete pontos básicos de fiscalização: Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul, Santa Margarida, Cachoeira, Bagé e Santana do Livramento. O objetivo é verificar a situação de foragidos, carros furtados, contrabando e abigeato, além de identificar e deter pessoas que estão com problemas na Justiça. Participam das operações as polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, a Receita Federal e a Brigada Militar.