Órgãos vinculados à Agricultura e Pecuária são apresentados a coordenadores regionais
Publicação:

O trabalho desenvolvido pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), pelo Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) e pela Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), foi apresentado, nesta quinta-feira (16), a 19 coordenadores regionais da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seap). O encontro foi promovido também para promover uma maior integração entre eles.
O diretor-presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, e o diretor técnico, Carlos Alberto Oliveira, colocaram as 20 unidades da Fundação à disposição para troca de ideias sobre as demandas de cada região.
A Fepagro desenvolve pesquisas e experimentação relacionadas direta ou indiretamente ao setor agropecuário. Atua nas áreas de pesquisa, prestação de serviço e capacitação. É a única instituição estadual que possui curso de Mestrado: o Programa de Pós-graduação em Saúde Animal do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF).
São mantidos pela Fundação 16 laboratórios, distribuídos na sede, em Porto Alegre, e no Interior. "Só em Eldorado do Sul, na área de Saúde Animal, são 8 laboratórios. Ano passado, foram realizados mais de 45 mil exames", relatou Oliveira, que também é diretor regional Sul do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa).
Irga
O diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, destacou que neste ano o Instituto completou 75 anos como autarquia. Em 1926, era um sindicato arrozeiro, criado em função da crise do arroz na época. O arroz foi trazido pelos alemães ao Estado em 1820 e aqui se desenvolveu nos municípios da Metade Sul.
Conforme Fischer, a missão do Instituto é gerar e difundir soluções para a cadeia produtiva do arroz do Rio Grande do Sul. A produção do Estado é estimada em 8,6 milhões de toneladas, em uma área semeada de mais de 1,124 milhão de hectares. Isso corresponde a 67% da produção do Brasil e a 50% da produção do Mercosul. Existem 131 municípios produtores do grão, que geram 37 mil empregos diretos na lavoura.
Cesa
A Cesa foi apresentada pelo diretor-presidente, Carlos Kercher; pelo diretor administrativo-financeiro, Idivar Francisco Appio; e pelo diretor técnico-comercial, Lúcio do Prado Nunes. A Companhia é responsável pela política oficial de armazenagem do Rio Grande do Sul. Foi criada em 1952, com o objetivo de suprir o setor agrícola com uma infraestrutura de armazenagem compatível com as crescentes safras gaúchas. Hoje, sua capacidade de estocagem é de mais de 600 mil toneladas. Os principais produtos armazenados são arroz, trigo, milho e soja.
Texto: Darlene Silveira/Ascom-Fepagro
Edição: Rui Felten/CCom