Orquestra Estudantil de Estação recebe novos instrumentos musicais

Secretário da Educação, Jose Clovis Azevedo, entregou 70 instrumentos para qualificar o projeto musical dos alunos que compõem a Orquestra Sinfônica de Estação
Secretário da Educação, Jose Clovis Azevedo, entregou 70 instrumentos para qualificar o projeto musical dos alunos que compõem - Foto: Marcela Santos/Seduc

A Orquestra da Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari e da Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Assis, do município de Estação - na região da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) -, animou a manhã desta quinta-feira (14) no município da Região Norte. O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, entregou oficialmente 70 instrumentos musicais para qualificar o projeto musical dos educandários que compõem a Orquestra Sinfônica de Estação.

Azevedo destacou o brilhantismo da juventude e dos professores que conseguiram construir a orquestra sinfônica de Estação. “Sem desafios não crescemos e só nos construímos nas relações. A música exige concentração individual, mas cada pessoa tem que funcionar harmonicamente com o outro, formando um belo grupo. Parabenizo esse grupo pelo apreço com que trata a música e pelo orgulho que dão à rede pública estadual”.

A orquestra existe desde 2011, e é regida pelo maestro Maurício Castelli, que participou da apresentação no Palácio Piratini, em julho deste ano, quando o projeto das Orquestras Estudantis foi lançado. A diretora da EEEF Emílio Tagliari, Eliana Pavinatto Schmidt, afirmou que o projeto conta com a dedicação de todos os alunos para levar os acordes musicais a todo Estado. “Com os novos instrumentos, certamente qualificaremos nossa proposta musical. Registro nosso orgulho em ser uma das escolas contempladas nesse projeto”. O diretor da EEEM Francisco de Assis, Neri Estieven afirmou que a instituição está alinhada com as propostas de qualificação da rede pública. "Recebemos os investimentos e percebemos as melhorias em cada escola”.

O prefeito de Estação, Jeferson Zimmerman, esteve presente na cerimônia e agradeceu a parceria entre Estado e município. “É uma alegria perceber que a Secretaria da Educação também enxerga a música com a mesma importância da física, do português e da matemática. A prefeitura tem muito orgulho de ser parceira dess projeto”.

Texto: Marcela Santos
Edição: Redação Secom