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Ospa apresenta repertório para cordas no Theatro São Pedro

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Grupo é o destaque do nono concerto da Série Theatro São Pedro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - Foto: Ana Eidam

Formado pelos violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas, o naipe das cordas se constitui como o mais numeroso de uma orquestra em comparação às madeiras, metais e percussão. Esse grupo é o destaque do nono concerto da Série Theatro São Pedro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre agendado para esta terça-feira (21), às 20h30. O repertório é especialmente pensado para esses instrumentos. Obras de Samuel Barber (1910-1981), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Franz Schubert (1797-1828) e Carlos Gomes (1836-1896) compõem o programa da noite, que será regido por Evandro Matté, diretor artístico da Ospa. Camilo da Rosa Simões, violinista gaúcho especializado na Áustria e dos Estados Unidos, é o solista da apresentação. 

O concerto inicia com Adagio para cordas, obra de 1936 do norte-americano Samuel Barber. Trata-se de um arranjo para orquestra do segundo movimento de seu Quarteto para cordas, op. 11. Ao ser tocada em momentos de luto da história dos Estados Unidos, como o anúncio da morte dos presidentes Franklin Roosevelt e John Kennedy, a composição tornou-se um hino de perda do país.


Na sequência, Camilo da Rosa Simões, que recentemente integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira e foi professor dos cursos de bacharelado em violino e viola do Centro Universitário de Barra Mansa (RJ), sobe ao palco para fazer os solos de duas obras que destacam violino. A primeira delas é Concerto para violino e orquestra nº 1, do alemão Bach, e a segunda, o Rondo em Lá maior para violino e orquestra, do austríaco Schubert. Não se sabe ao certo se o concerto de Bach foi escrito em Cöthen, entre 1717 e 1723, ou posteriormente, em Leipzig. Já o rondó de Schubert foi composto em 1816, época em que o músico escreveu outras obras que destacavam violinos solistas.

Por fim, na segunda parte da noite, a Ospa revisita obra de Carlos Gomes, brasileiro que foi regente de orquestra da Imperial Academia de Música e Ópera Nacional. Sonata para cordas, também conhecida como O Burrico de Pau, foi escrita em 1894, dois anos antes de Gomes falecer. É uma típica serenata instrumental romântica, e foi dedicada a um Clube Musical de Campinas, cidade natal do compositor.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro, e custam entre R$ 10 e 40, com desconto para estudantes, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH. Mais informações pelo site www.ospa.org.br  ou pelo telefone 51 32227387.


Texto: Mariana Sirena/ OSPA
Edição: Léa Aragón/CCom

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