OSPA terá temporada de pluralidade com 20 maestros convidados
Publicação:
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) terá, em 2011, uma temporada marcada pela pluralidade, tanto de regentes - ao todo 20 convidados- , quanto no foco em novos públicos e repertório, num total de 56 apresentações.
A série de Concertos Oficiais , que visa o público conhecedor de música erudita, inicia no dia 22 de março com a célebre Quinta Sinfonia de Tchaikowsky e a regência da maestrina Ligia Amadio, que tem um invejável currículo de atuações no Brasil e no exterior. Com um total de 27 concertos, a Série Oficial se desenvolve com apresentações semanais no Salão de Atos da UFRGS, igrejas da capital e Assembleia Legislativa e traz nomes internacionais da regência como Henrique Ricci ( Espanha ), Ira Levin ( Brasil- EUA ), Teraoka ( Japão ) e Leon Spierer ( Alemanha ), entre inúmeros outros renomados regentes brasileiros .
Com o objetivo de contemplar todas as platéias, a OSPA, uma das Fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, terá 12 apresentações no interior do Estado, as quais reúnem milhares de pessoas a cada edição. As escolas públicas são contempladas com os concertos da Série Didática, em Porto Alegre, e concertos matinais e gratuitos aos domingos pela manhã - Série OSPA/ UFRGS. Entre as atrações para o grande público está o concerto do dia 17 de abril, ao ar livre, com Kleiton, Kledir e Vitor Ramil.
A grande novidade são os concursos que, segundo o maestro Tiago Flores, serão retomados em 2011, tanto o dos Jovens Solistas quanto o Jovens Regentes e ainda pela primeira vez o de Jovens Compositores, que deverá dar oportunidade e visibilidade aos talentos locais nesta área.
Nesta temporada, a OSPA apresenta uma escolha democrática de repertório, passando pelos barrocos , românticos e compositores do século XX, além de peças contemporâneas e de autores gaúchos. A programação homenageia também os 100 anos de morte de Gustav Mahler e dos 200 anos de nascimento de Franz Liszt .
Abertura da temporada
No concerto de abertura, a ser realizado na Assembleia Legislativa, dia 22 de março, a OSPA estará sob a batuta de uma das mais destacadas regentes brasileiras da atualidade, Ligia Amadio, uma das poucas mulheres a conquistar o podium das orquestras, até hoje uma reserva de mercado para os homens. Desde agosto de 2009, ela é regente da Orquestra Sinfônica da USP tendo em 2009 dirigido a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Ligia Amadio também é diretora artística da Orquestra Filarmônica de Menzonza, Argentina. Sua discografia reúne 11 CDs e 5 DVDs.
No programa,a Salamanca do Jarau, de Luis Cosme e a Quinta Sinfonia de Tchaikowsky.
Séries de concertos
1 - Série Oficial - 27 - com artistas de renome nacional e internacional - destinado ao público apreciador de música erudita - às terças-feiras, 20h30min
2 - Interior do Estado - 12 apresentações
3 - OSPA - UFRGS - 6 - domingos às 11 horas, entrada franca, destinado às famílias
4 - Didáticos - 6 - para escolas públicas
5 - Concertos Populares - 3 - com renomados artistas populares e arranjos especiais para orquestra - em locais públicos
6 - Eventos Especiais - 2 - Jardim Botânico e Feira do Livro