Ospa terá violinista norueguesa em concerto no Theatro São Pedro
Publicação:

A Série Theatro São Pedro de apresentações da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre ganha sequência, na próxima terça-feira (29), às 20h30, com concerto dedicado a obras de dois compositores: o alemão Johannes Brahms (1833-1897) e o norueguês Johan Halvorsen (1864-1935). A solista convidada é a violinista Birgitte Stærnes, da Noruega, que interpreta os solos de duas obras do seu conterrâneo. O regente é Jamil Maluf, maestro que já foi diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo e atualmente é regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 40, e já estão à venda na bilheteria do Theatro São Pedro.
Birgitte, que além de ser diretora artística do 'Johan Halvorsen Music Festival' dedicou seu mais recente CD a obras desse compositor, comenta: “Halvorsen foi não só um compositor brilhante, mas também um violinista perfeito. Isso permitiu que ele escrevesse muito bem para violino. Aprecio a intensidade de sua escrita, que possui um caráter tecnicamente desafiador, e a forma como ele combina seu estilo cosmopolita com elementos noruegueses”, completa. Ela se une à Ospa para tocar 'Air norvégien' e 'Três danças norueguesas', obras inspiradas pela cultura da Noruega.
O maestro Jamil Maluf destaca que as duas composições cujos solos serão executados por Birgitte são obras raras do compositor. Para completar o programa, ele prepara com a Ospa a execução de músicas de Brahms. A que abre a noite é 'Danças Húngaras' nº 1, 3 e 10, do conjunto de peças completado em 1869 baseado principalmente em temas de danças folclóricas da Hungria. A outra, destaque da segunda parte do concerto, é a 'Sinfonia nº 2', datada de 1877. “Essa sinfonia realça a maestria do compositor na combinação das instrumentações. É um desafio interpretativo para maestro e orquestra”, afirma o regente.
Esta é a primeira vez que Jamil Maluf rege a Ospa. Ele já esteve à frente, como regente titular, de orquestras como a Sinfônica Jovem do Theatro Municipal de São Paulo e a Sinfônica do Paraná. Birgitte, por sua vez, vem pela terceira vez a Porto Alegre, mas pela primeira vez se apresenta com orquestra na cidade. Ao lado do violonista Martin Haug, ela integra o duo 'A Corda', que ao longo da semana anterior ao concerto participa do 7º Festival de Violão da UFRGS.
Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone 51 3222 7387.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2015 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau e Souza Cruz. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.
Texto: Mariana Sirena/Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/Secom