Paciente que recebeu ajuda de jovens da Fase doa material para confecção das "Almofadas de Coração"

almo1
A aposentada Irene Lima, de 66 anos, recebeu uma "Almofada do Coração" quando fazia tratamento na capital - Foto: Marcelo Vaz/Fase

Superação. No dicionário, significa ultrapassar uma situação desagradável. Também representa a ação de vencer, de conseguir a vitória. E é isso que a aposentada Irene Lima, de 66 anos, é: uma vencedora. Diagnosticada com câncer de mama no início de 2017, ela recebeu um presente muito especial: enquanto ia para uma consulta de rotina no Hospital Conceição, em Porto Alegre, foi surpreendida com uma "Almofada de Coração", produzida por adolescentes do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).

Todos os anos, os jovens do espaço, localizado no Complexo Cruzeiro, se mobilizam para a produção e realizam a montagem e a entrega das peças, em conjunto com o grupo de voluntárias do Conceição, o Grupo da Mama. A equipe conta com mulheres que já passaram pela luta contra o câncer e atuam ativamente para auxiliar quem é diagnosticada. Além do presente, as pacientes assistem à apresentação do Coral Um Novo Horizonte, protagonizada por socioeducandos do Ceconp.

Moradora de Balneário Pinhal, Irene começou a realizar o tratamento no ano passado, na capital. Percorria uma distância de mais de 100 quilômetros até o Hospital Conceição, onde teve que passar por uma mastectomia (cirurgia de retirada da mama) para deter o avanço da doença. A aposentada contou com o apoio da família, fundamental nesse momento de tanta dificuldade. A sobrinha e auxiliar de serviços gerais, Neusa Lima e seu marido cuidaram do deslocamento de Irene até Porto Alegre.

Doação

A aposentada conta que ela e a sobrinha souberam da iniciativa das "Almofadas de Coração" através da voluntária do Grupo da Mama Beatriz Dias. Neusa, então, fez uma promessa: se a tia fosse curada, doaria matéria-prima para o Ceconp, para que os socioeducandos continuassem a fazer o trabalho e mais mulheres recebessem o mesmo conforto que a tia teve. Irene explica como foi importante para ela a atitude dos adolescentes. “É mais do que uma almofada. É oferecer um gesto de amor para quem passa por um período difícil”, disse.

Com mais de 15 metros de tecido e 6kg de esponja, materiais para a confecção dos produtos, Irene chegou em Porto Alegre e foi até o Ceconp, onde foi recepcionada por alguns dos adolescentes que realizam os trabalhos e pelas servidoras. A pedagoga Lilian Locatelli, que trabalha com os jovens, conta que na semana passada foi realizada uma força-tarefa para fabricar mais "Almofadas de Coração" para serem entregues durante o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.

almo5
As almofadas são produzidas por adolescentes do Centro de Convivência e Profissionalização da Fase - Foto: Marcelo Vaz/Fase

Lilian acrescenta que o trabalho também beneficia os socioeducandos. “Eles se sentem importantes. Quando vão realizar as visitas aos hospitais, querem entregar as lembranças, dar abraços. A atividade também serve para trazer maior empatia, para mostrar outras realidades mais duras, mas que ainda assim, essas mulheres superam com um sorriso no rosto”, afirmou. A pedagoga lembra que essa atividade é emocionante para muitos dos adolescentes. “Alguns têm histórico de mulheres com câncer na família. Isso traz mais motivação”, disse.

Engajamento

Irene quer continuar ajudando ao Ceconp. Afirma que tentará seguir auxiliando no envio de materiais para o trabalho prosseguir. “Que esses corações sirvam de exemplo, que façam as pessoas pensarem mais nos outros e menos nelas mesmas. Eles estão ajudando também esses guris. Eu sou mãe, sou avó e sei como é bom ter a família reunida. Meu coração se enche de emoção ao estar com eles”, ressaltou emocionada. “Não se busca felicidade lá no alto, onde tu não vês. A felicidade está em um gesto de amor e carinho para quem precisa, em ações como esta”, disse.

Outubro Rosa

O Ceconp, que já produziu cerca de 400 corações, irá realizar durante o mês de outubro diversas entregas em hospitais da capital e Região Metropolitana. No dia 1º, adolescentes e servidores devem passar por Cachoeirinha. No dia 2, na Sede Administrativa da Fase, será realizada a abertura oficial do Outubro Rosa, a partir das 16h. A fachada do prédio será iluminada com a cor alusiva à data e está prevista a realização de uma apresentação musical do coral do Ceconp. Nos dias que se seguem, em Porto Alegre, ocorrerá a distribuição das almofadas nos hospitais Fêmina, Santa Rita e Conceição.

Texto: Daiana Camillo/Ascom Fase
Edição: André Malinoski/Secom