Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Painelistas expõem sobre cuidados na primeira infância no seminário do PIM

Publicação:

Nesta quarta-feira (24), o segundo e último dia do VII Seminário Internacional da Primeira Infância reuniu, no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, cerca de 700 pessoas ligadas a ações do programa estadual Primeira Infância Melhor (PIM). O seminário, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Saúde, integra a Semana do Bebê.

Entre os temas trabalhados, um dos destaques foi a palestra sobre os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: reflexões sobre a garantia da convivência familiar e comunitária, realizada pela doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília Maria Aparecida Penso. Ela tratou dos prejuízos da violação dos direitos fundamentais na primeira infância e lembrou que educação, saúde, carinho, proteção, cuidados e respeito são o mínimo que se deve garantir à criança. Sua fala foi seguida da apresentação de uma peça, idealizada pelo PIM de Caxias do Sul, que trata da superação de limites.

Entre os especialistas internacionais, Jonathan Tudge, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), abordou a influência da cultura e da classe social no desenvolvimento de crianças. Já Maitê Onochie, do Escritório Unicef América Latina e Caribe, apresentou experiências de programas de atenção educativa não institucional para a primeira infância na América Latina, inspiradas no modelo cubano Educa a tu Hijo. Victor Guerra, do Uruguai, discorreu sobre a importância do pai e da função paterna no desenvolvimento do bebê.

Os painelistas convidados são representantes ou funcionários da Unesco, de organizações da sociedade civil, professores, mestres e doutores em psicologia e desenvolvimento infantil, além de dirigentes de políticas públicas e de programas de educação e cuidados na primeira infância. Participaram, ainda, profissionais com experiências sobre o desenvolvimento da criança em diferentes culturas e países.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul