Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palacinho é tema de exposição fotográfica no Palácio Piratini

Publicação:

O Gabinete da Primeira-Dama do Rio Grande do SUl e Associação de Amigos do Palacinho promovem na próxima terça-feira (2) a exposição fotográfica “Palacinho: contando a história”, com a participação de 29 fotógrafos gaúchos. A mostra terá visitação gratuita, a partir das 19h, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.

O Palacete Santo Meneghetti, popularmente conhecido pelo nome de Palacinho, foi durante muitos anos sede administrativa do Governo do Estado e, em 2011, tornou-se o Centro Cultural Palacinho: Fototeca do Rio Grande do Sul. O evento de lançamento da exposição ocorre junto a uma nova etapa do projeto de restauro do prédio, o qual conta com investimentos de empresas privadas para readequar toda sua estrutura.

A proposta da exposição começou em dezembro de 2013, quando o prédio foi aberto para fotógrafos, amadores ou profissionais, que quisessem registrar o espaço. Os artistas que cederam suas imagens para a exposição também integrarão o primeiro acervo fotográfico da instituiçãoEles retrataram as salas com grandes arcos, os vitrais, as armações trabalhadas em ferro, as escadarias com estátuas, os pisos de diferentes estilos e outros detalhes de arquitetura e do mobiliário do Palacinho, construído entre 1924 e 1926.  

Integram os exposição os fotógrafos: Adriana Franciosi, Beliza Boniatti, Camila Domingues, Carlos Carvalho, Cristiano W. Soares, Daniel Boucinha, David Cunha, Fernanda Chemale, Fernando Bueno, Fernando Pires, Gilberto Perin, Gustavo Gargioni, Gutemberg Ostemberg, Isabella Carnevalle, Jorge Aguiar, José Adilson, José Benedito, Jovanir Miranda, Leonid Streliaev, Tadeu Vilani, Letícia Uzun, Luiz Eduardo Robinson Achutti, Marcelo Lubisco Leães, Nilton Santolin, Paola Grass, Raphael Seabra, Regina Schmitt, Sandra Genro e Ubiratan Fernandes.

Sobre o Palacinho e o restauro
O Palacete Santo Meneghetti foi construído entre 1924 e 1926 em uma área de 610 metros quadrados na esquina da Avenida Cristóvão Colombo com a Rua Santo Antônio, em Porto Alegre. Projetado pelo engenheiro italiano Armando Boni, o local serviu de residência da família Meneghetti, um renomado comerciante da cidade. Em 21 de outubro de 1996 foi realizado o tombamento do prédio pelo Estado, oficializando o interesse na sua preservação histórica e arquitetônica e de seu valor ambiental e de referência urbana.

O Palacinho foi propriedade da família Meneghetti até o ano de 1954, quando foi adquirido pelo governo na gestão de Ernesto Dornelles, para ser utilizado como sede do Departamento do Serviço Público. No governo de Euclides Triches foi utilizado pelo Conselho de Cultura, e mais tarde, pela Secretaria de Planejamento. A partir de 1971, atendendo ao preceito constitucional do decreto nº 21.082 de 22 de março de 1971, foi designado para Gabinete do Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 2011, a Primeira Dama, Sandra Genro, conheceu a Associação dos Amigos do Palacinho e uniu forças para juntos realizarem o projeto que propõe restaurar e dar nova função ao prédio. Como resultado desta ação, no dia 02 de dezembro de 2011, foi criado o Palacinho: Centro Cultural Fototeca do Rio Grande do Sul. 

O projeto do Palacete Santo Meneghetti, propõe restaurar, modernizar e dar nova função a esse patrimônio histórico do Estado. Com a nova destinação, o prédio irá abrigar a Fototeca do Rio Grande do Sul, um espaço público de memória que contemplará ações de fomento, formação e atividades culturais diversas abertas à população. O objetivo do Centro Cultural é o de garantir a preservação e divulgação de acervos fotográficos em âmbito regional, nacional e internacional e de fomentar a produção fotográfica assumindo relevância como instrumento de constituição de identidade e de inclusão social.

A exposição “Palacinho: contando a história” surge como mote da campanha de captação de recursos para o restauro total do prédio. O projeto está habilitado pela Lei Rouanet e inscrito na LIC e busca captar R$ 5.709.226,16 e R$ 1.863.549,31, respectivamente. Informações sobre como investir no projeto podem ser obtidas pelo fone 51 32260122 ou pelo e-mail fototecars@gmail.com .

Texto: Letícia Fleischmann
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul