Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini terá visita guiada em comemoração ao centenário de Aldo Locatelli

Publicação:

Obras de Locatelli
Obra localizada no Salão Negrinho dos Pastoreio do Palácio Piratini - Foto: Divulgação

Para celebrar os cem anos de nascimento do pintor Aldo Locatelli ocorre, neste sábado (18), às 9h30, uma visita guiada pelo professor Paulo Gomes, docente do Instituto de Artes da UFRGS no Palácio Piratini. Serão apresentadas ao público visitante obras que retratam episódios da história do Rio Grande do Sul e da Lenda do Negrinho do Pastoreio. Um seminário e visita a outras obras localizadas na Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul, estão na programação.

As obras de autoria de Locatelli, cujo centenário é comemorado neste ano, estão localizadas nos salões Negrinho do Pastoreio, Alberto Pasqualini e no Gabinete do Governador. O pintor, nascido na Itália, chegou ao Rio Grande do Sul em 1948, a convite do bispo de Pelotas Dom Antônio Zattera, para pintar uma série de afrescos na Catedral São Francisco de Paula. Após este trabalho, atuou em diversas cidades como Caxias do Sul, Santa Maria e Porto Alegre.

Aldo Locatelli foi essencial para a consolidação da Escola de Belas Artes de Pelotas. A convite, foi professor, em 1951, no Instituto de Arte da UFRGS. Em Porto Alegre, além do Palácio Piratini, há obras do autor que podem ser apreciadas no saguão do Aeroporto Salgado Filho (Terminal 2), na Fiergs e nos prédios do Instituto de Artes e da Reitoria da UFRGS.

A visita é aberta ao público, com limitação para cem pessoas. Quem deseja acompanhar pode entrar em contato com a Pinacoteca de Porto Alegre, pelo telefone 51 3289 8292 ou do e-mail acervo@smc.prefpoa.com.br e fazer sua inscrição.


Texto e edição: Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul