Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palco do governo no South Summit Brazil recebe debate sobre liderança e empreendedorismo feminino

O programa EVA, que capacita mulheres para atuarem no ambiente de inovação, foi o tema principal do painel

Publicação:

Foto de quatro mulheres sentadas em cadeiras com uma tela grande atrás delas debatendo durante um painel do SSB 2025.
O EVA oferece uma jornada de desenvolvimento para empreendedoras escalarem seus negócios de forma sustentável e inovadora - Foto: Jéssica Moraes/Ascom Sict

O programa EVA, iniciativa pioneira dedicada ao fortalecimento de mulheres líderes no ecossistema de tecnologia e inovação, foi apresentado em painel realizado no RS Innovation Stage nesta quarta-feira (8/4). No palco do governo do Estado no South Summit Brazil (SSB), liderança e empreendedorismo feminino foram os assuntos em destaque.

Idealizado pela Clã Conexões, o EVA oferece uma jornada que capacita empreendedoras a escalarem seus negócios de forma sustentável e inovadora. O intuito é reunir forças para ampliar o impacto do programa por meio de mentorias, capacitações e conexões. 

A primeira edição do EVA foi realizada no RS com o apoio da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), da Rede RS Startup, ligada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), e da startup liderada por mulheres Elas Prosperam.  

A CEO da Clã Conexões, Danielle Cosme, falou que o EVA surgiu de uma inquietação pessoal. O comentário foi endossado por Tracy Freitas, assessora de empreendedorismo da Seidape: “Eu já fui empreendedora e lembro de ver muitos homens nos eventos e ter essa dor de não ver mulheres. Era difícil termos espaços para apresentarmos nossos negócios. O EVA nasceu para suprir essa lacuna”, contou. 

“Um dos objetivos do EVA é causar impacto, mas também faltava um olhar para liderança feminina. Então, nós trouxemos esse olhar com programas voltados às mulheres", complementou a CEO da Elas Prosperam, Jéssica Trindade. 

O impacto da construção de um ambiente de inovação diverso foi salientado por Emily Bittencourt, chefe de divisão da Sict. “Mexer em estruturas é muito complicado, mas nada existe por acaso. Existe política intencional para minimizar as diferenças e promover conexões, e é isso que fazemos aqui. Precisamos seguir potencializando mulheres e o que elas pensam de si mesmas”, ressaltou.  

O SSB ocorre de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Pelo quarto ano consecutivo, o governo do Estado é correalizador do evento. A programação completa do RS Innovation Stage no SSB 2025 pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube.

Texto: Jéssica Moraes/Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul