Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parceria entre Estado e prefeitura de Pelotas promove empreendedorismo em condomínios de baixa renda

Publicação:

Termina nesta sexta-feira (14) a primeira capacitação do Programa Comunidade Empreendedora, uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Pelotas, para oferecer alternativas para a geração de trabalho e renda aos moradores dos residenciais faixa 1 do Minha Casa Minha Vida. O Comunidade Empreendedora foi lançado na última segunda-feira (10), em Pelotas, e contempla, na primeira fase, sete dos dez condomínios do município enquadrados nos critérios do programa.

O coordenador do Programa Gaúcho de Microcrédito da Secretaria do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SDECT), Jorge Imperatore, afirma que a iniciativa pretende criar um ecossistema com as estruturas necessárias para a formação de novos empreendedores e garantir a sustentabilidade dos negócios. “É o início de uma ação pública convergente que congrega, de forma sistêmica, a prefeitura de Pelotas, o governo do Estado, instituições de ensino e de crédito”, ressaltou.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascharenhas, disse que o programa é uma feliz integração entre o estado e o município. “Estamos dando um passo a frente para estimular as pessoas a viverem melhor e mostrando que elas são capazes de empreender, recebendo formação qualificada e acompanhamento”, afirmou.

O programa

O Programa Comunidade Empreendedora é coordenado pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) de Pelotas e oferece alternativas para a geração de trabalho e renda para moradores dos residenciais faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida, que poderão se tornar empreendedores. 

Após essa etapa, com as empresas montadas e os empreendedores capacitados para gerenciá-las, poderão ter acesso ao microcrédito, com o apoio do Estado, com uma forma menos burocrática de acessar recursos para investir no negócio. Nesta primeira etapa, a Agência de Fomento Social Besouro viabilizará a formação de 39 empreendedores dos residenciais e a incubação de suas empresas. Será um projeto-piloto, sem custos para o município.

Texto: Ascom Sdect
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul