Parceria entre Executivo e Judiciário é reafirmada entre representantes dos Poderes
Publicação:
Em visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, nesta terça-feira (17), o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, destacou a parceria entre Executivo e Judiciário. Afirmou que buscar a aproximação entre os poderes "não é diplomacia, e sim gestão".
Faccioli também citou ações que podem ser desenvolvidas conjuntamente na área de direitos humanos. Já o desembargador Aquino afirmou que "hoje não se administra nada sem gestão participativa", acrescentando que, para o Judiciário, "a questão de direitos humanos é prioridade".
O secretário e o desembargador conversaram, ainda, sobre o sistema penitenciário, que vive o drama da superlotação. Ambos concordam com a busca de alternativas conjuntas que produzam avanços para o setor. Uma das sugestões apontadas durante o encontro foi a adoção do sistema de Audiência de Custódia, que garante o contato do apenado com o juiz 24 horas após sua prisão em flagrante, para avaliação da necessidade de ser mantida a detenção ou de imposição de medidas alternativas ao cárcere.
Ao final, o secretário Faccioli agradeceu o apoio, enfatizando ao presidente da Corte que saía do encontro com "um alvará para procurar todas as instâncias do Judiciário em busca de parcerias".
Texto: Assessoria de Comunicação/SJDH
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação