Parceria com Instituto Ayrton Senna no setor da educação é debatida em SP
Publicação:

A sede do Instituto Ayrton Senna foi a última parada de Eduardo Leite em São Paulo. Nesta quarta-feira (30), o governador, acompanhado do secretário da Educação, Faisal Karam, foi recebido pela presidente do instituto, Viviane Senna. Parcerias na área educacional foram o tema da primeira conversa de aproximação entre ambos.
O Rio Grande do Sul e o Instituto Ayrton Senna já estabeleceram parcerias no passado. Os programas Acelera Brasil, que promove a recuperação da aprendizagem de alunos com distorção idade-série matriculados entre o 3º e o 5º ano do Ensino Fundamental, e o Se Liga, destinado a estudantes não alfabetizados e em estado de defasagem idade-série, são aplicados no estado desde 2006. O ápice foi em 2010, quando 30 mil alunos se envolveram. A ideia, portanto, é fortalecer a parceria, beneficiando mais estudantes com as propostas.

Reconhecendo que educação é uma tarefa de todos, Leite argumentou que o instituto tem excelentes projetos para ajudar na capacitação de professores, além de acesso a novas metodologias de ensino que melhoram a capacidade de aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional dos alunos. “A grande agenda do Estado, além das reformas e das reestruturações necessárias, tem de trabalhar o desenvolvimento. E isso passa pela tecnologia, pela qualificação da mão de obra e pela educação”, concluiu.
O secretário da Educação, Faisal Karam, explicou que agora a pasta deve avaliar quais serão os próximos passos. “Tudo depende da estrutura e das parcerias que estamos buscando. Temos de identificar complementos à área educacional que possam fazer com que, na ponta, o aluno, que é a parte mais frágil, venha a receber uma educação de melhor nível”, ponderou.
Em quase 25 anos, o Instituto Ayrton Senna já desenvolveu atividades em cerca de 2,6 mil municípios brasileiros, formando mais de 220 mil professores e 22 milhões de alunos. O instituto se dedica ao desenvolvimento do potencial de crianças e de adolescentes por meio da educação.
Texto: Suzy Scarton
Edição: André Malinoski/Secom