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Parceria entre Secretaria da Saúde e TelessaúdeRS reduziu em 26,6 mil pacientes a fila por consultas especializadas

Desde dezembro de 2024, o serviço atua no sistema de gerenciamento de consultas do Estado

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A imagem mostra uma reunião em uma sala moderna, com um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa em formato de "U". A maioria dos participantes é adulta, e estão vestidos de forma formal ou semi-formal. No fundo da sala, há uma parede branca com a logomarca da Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a inscrição "SECRETARIA DA SAÚDE" em destaque. À frente da mesa, há uma bandeira estilizada do Rio Grande do Sul com a sigla "RS". Há xícaras de café e outros objetos sobre a mesa.
A titular da Secretaria da Saúde, Arita Bergmann, participou de reunião sobre a redução da fila de consultas no SUS - Foto: Arthur Vargas/Ascom SES

Nos primeiros seis meses da parceria entre a Secretaria da Saúde (SES) e o TelessaúdeRS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o número de pacientes na fila para consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS) foi reduzido em 26,6 mil pacientes.

Desde dezembro de 2024, a gestão das novas consultas no sistema de gerenciamento de consultas do Estado (Gercon) vem sendo feita pelo Telessaúde. Naquele mês a fila para diversas especialidades médicas era de 430.532 pacientes. Neste mês de julho, há 403.942 pacientes à espera de consulta, o que representa uma redução de 6,2%.

Os números foram apresentados nesta terça-feira (8/7) pelo vice-coordenador do Telessaúde, Roberto Umpierre, durante reunião com a titular da SES, Arita Bergmann, e com representantes da Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos, que reúne municípios de todo o Estado.

O TelessaúdeRS é um projeto que utiliza tecnologias de informação e comunicação para apoiar e qualificar o SUS, oferecendo teleconsultorias e telediagnóstico, entre outros serviços. O treinamento de profissionais no encaminhamento de pacientes e um canal de comunicação direta com os médicos do TelessaúdeRS para esclarecimento de dúvidas estão entre as ações implementadas.

Como um dos resultados da parceria, o prazo para exames de pré-natal de alto risco em pacientes do interior que precisam ser atendidos em Porto Alegre caiu de 40 dias para 35 dias. Outro exemplo são as consultas dermatológicas, cuja fila de espera reduziu em 70%. Em dezembro havia 7.253 pacientes aguardando, ao passo que em junho deste ano eram 2.098.

De acordo com Umpierre, os resultados foram alcançados através da qualificação da regulação, com a ampliação gradativa do apoio da UFRGS até dezembro de 2024, quando o TelessaúdeRS passou a gerir 100% do sistema com supervisão do Departamento de Regulação Estadual e apoio dos consórcios intermunicipais.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

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