Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parceria entre Susepe e prefeitura de Pelotas viabiliza trabalho a apenados

Publicação:

Convênio da Susepe com a prefeitura de Pelotas
Apenados trabalham na pintura, eletricidade e como pedreiros - Foto: Divulgação Susepe

Por convênio firmado entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e prefeitura de Pelotas, 12 apenados do semiaberto da Penitenciária Regional de Pelotas começaram a trabalhar nesta sexta-feira (25). Eles vão atuar na Unidade Básica de Saúde e na manutenção de prédios públicos.

Dos presos selecionados, seis estão trabalhando na UBS Getúlio Vargas em reparos na parte hidráulica e pintura, quatro atuam no prédio da SMS e os outros dois atuam como eletricistas em várias obras. Em apenas dois dias fizeram 64 consertos. Os apenados receberão 75% de um salário mínimo e os serviços são de pintura, pedreiro e eletricista.

Segundo o administrador da casa prisional, Flúvio Bubolz, em outubro mais 15 apenados estarão trabalhando na limpeza urbana. A seleção é feita com base no histórico de escolaridade, qualificação profissional e comportamento, incluindo o uso de drogas. O delegado regional da 5ª DPR, Hamilton Fernandes, disse que convênio contribui para colocar o apenado em atividade e entregá-lo um pouco melhor para a sociedade, segundo a meta estabelecida pela Susepe. Visitaram ainda os locais onde trabalham os presos selecionados o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, a vice-prefeita Paula Mascarenhas, a secretária de Saúde Arita Bergmann e o secretário de Obras e Pavimentação Idemar Barz.


Texto: Ascom Susepe
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul