Parceria inédita restaura peças da Casa de Cultura Mario Quintana
Publicação:
Nesta segunda-feira (30), o governo do Estado devolveu à Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) três peças de sua arquitetura que foram restauradas. Chamadas de falsos-cachorros, elas dão sustentação à fachada do prédio. Após várias vistorias, o Instituto do Patrimônio Histórico do Estado (Iphae) solicitou ajuda da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) para o projeto de restauro das partes danificadas.
Devido à ação do tempo e do clima, as peças se desprenderam e os rebocos também começaram a cair. O trabalho de recuperação levou três meses para ser concluído e foi realizado pelo engenheiro Fernando Recena, no laboratório da Cientec. A secretária Mônica Leal chamou a parceria de cultural-tecnológica, no momento em que a Fundação atuou com toda a sua excelência de engenharia e tecnologia, na preservação de um bem arquitetônico e cultural.
Também participaram da entrega das peças na Casa de Cultura, o secretário da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, o presidente da Cientec, Luiz Augusto Pereira, a diretora do Iphae, Maria Beatriz Kother, e o arquiteto do Iphae, Ângelo Braghirolli.